publicidade

Só pessoas boas ficam deprimidas

No ano de 2007, a psicóloga australiana Dorothy Rowe, esteve presente na lista dos “100 maiores gênios vivos” da humanidade, em uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria britânica Synectics Global.



Vivendo na Inglaterra desde os anos 1970, Dorothy trabalhou na Universidade de Sheffield, foi chefe do Departamento de Psicologia Clínica de Lincolnshire, é autora de diversos livros e colunista do jornal britânico The Guardian.

A autora rejeitou o modelo tradicional de saúde mental em seu trabalho com pacientes deprimidos, aplicando a teoria de construção pessoal.

Certamente sua afirmação: “Só pessoas boas ficam deprimidas” parece impactante.

Segundo ela, somos nós que escolhemos e criamos nossas crenças sobre o mundo e as pessoas ao nosso redor. Somos ensinados a crer que o mundo é um lugar justo e racional de maneira que, se formos bons, coisas boas acontecerão e se formos maus seremos punidos por isso. Assim, diante de uma fatalidade nos sentimos culpados por coisas ruins que nos acontecem, intensificando sentimentos como medo e ansiedade.

“Basta culpar-se pelo desastre que caiu sobre você para fazer a tristeza normal virar uma depressão” – Dorothy Rowe.

Quando sofremos alguma injustiça ou quando alguém nos magoa, perguntamos: ”Mas por que isso foi acontecer justo comigo? O que foi que eu fiz para merecer uma coisa assim?”


Nesses casos, culpar e acusar a si mesmo são atitudes irracionais, bem como sentir-se impotente e envergonhado.

A psicóloga enfatiza: Podemos sofrer por algo que aconteceu em nosso passado em relação à família, trabalho, perdas ou catástrofes naturais, mas é preciso pensar racionalmente e refletir que tais situações não ocorreram porque merecemos ser maltratados ou porque somos fadados à desgraça.


Para a autora, se as pessoas parassem de se culpar por coisas que acontecem em suas vidas, consequentemente os índices de depressão diminuiriam.

Aceitar que fatores externos e desastres naturais simplesmente acontecem é sem dúvida, o primeiro grande passo para a caminhada rumo à superação.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: golubovy / 123RF

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.