Comportamento

“Somos lindas sem filtro e quero que a gente volte a lembrar disso.” Ana Furtado faz apelo a seguidoras

Foto: Reprodução
capa fb Somos lindas sem filtro e quero que a gente volte a lembrar disso Ana Furtado faz apelo a seguidoras

Aos 48 anos, a apresentadora faz questão de falar abertamente sobre a relação que tem com o próprio corpo, e faz um pedido para suas seguidoras: “Te desafio a tirar o filtro”.

A pressão estética é uma das questões que mais afetam a vida de famosos e celebridades ao redor do mundo, mas que também se estendem à vida de qualquer um. A cor da moda, a roupa que está em alta, a maquiagem, o formato do rosto, o corpo mais cobiçado, o físico mais atraente, todos esses tópicos são constantemente abordados nas redes sociais.

A cada ano que passa, a sociedade reestabelece quais são os patamares apropriados que as pessoas precisam atingir. Nem sempre esse estágio estabelecido é passivo de ser atingido, e com a popularização das redes sociais, muitas pessoas têm se atentado – e falado publicamente – sobre os impactos dessa busca incessante por um padrão de beleza inatingível.

Quando pessoas públicas se manifestam sobre o assunto, como atrizes, influenciadores e modelos, o público passa a encarar de maneira mais humana quais são os limites da beleza, principalmente para aqueles que usam o corpo como principal instrumento de trabalho. A apresentadora Ana Furtado, de 48 anos, tem usado seu perfil no Instagram para fazer publicações pertinentes sobre o assunto.

Ana Furtado começou a carreira artística em 1993 como modelo, e dois anos depois protagonizou a abertura da novela Explode Coração, na rede Globo. De 2002 a 2013, ficou à frente do Vídeo Show, atuando como repórter e posteriormente como apresentadora. Em 2013, passou a apresentar um quadro no Fantástico, e ingressou no É De Casa em 2015.

2 Somos lindas sem filtro e quero que a gente volte a lembrar disso Ana Furtado faz apelo a seguidoras

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @aanafurtado

Desde o início de sua vida profissional, Ana Furtado esteve constantemente atrelada à beleza, aparecendo com grande frequência em produções com alto índice de audiência. Em março do ano passado, a apresentadora fez uma publicação no Instagram falando um pouco sobre o que pensava das pressões estéticas do meio artístico, e de como os filtros das redes sociais influenciam para que as pessoas tenham uma visão distorcida de si mesmas.

3 Somos lindas sem filtro e quero que a gente volte a lembrar disso Ana Furtado faz apelo a seguidoras

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @aanafurtado

Ela conta que durante toda sua vida, buscou ter cuidado com sua saúde física e mental, sempre atrás de sua melhor versão. Ana afirma que sempre teve consciência sobre inúmeras questões que envolvem a aparência, mas que em muitos momentos, por conta da profissão, acabou sofrendo o peso da pressão estética. Para ela, essa questão acaba se tornando mais presente na vida das mulheres, e que acabou cedendo em alguns momentos.

4 Somos lindas sem filtro e quero que a gente volte a lembrar disso Ana Furtado faz apelo a seguidoras

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @aanafurtado

Quando se deparou com o fato de que não poderia maltratar seu próprio corpo apenas para seguir um padrão de “beleza” inatingível, passou a não aceitar mais essas imposições, se sentindo infeliz por uma busca que sequer era sua, com a sensação de que corria para uma linha de chegada que nunca pode ser alcançada.

Brincando com filtros nos aplicativos, acabou passando por momentos em que estranhava o próprio rosto, e começou a perceber que estava se comparando com um computador. Em outra publicação de julho do ano passado, a apresentadora lançou um desafio para seus seguidores, pedindo que filmassem a si mesmos tirando o filtro, em um lugar bem iluminado.

Essa proposta era para que as pessoas vissem que a pele tem textura, que ela tem marcas e que são justamente essas diferenças que tornam as pessoas bonitas.

5 Somos lindas sem filtro e quero que a gente volte a lembrar disso Ana Furtado faz apelo a seguidoras

Direitos autorais: Reprodução Instagram/ @aanafurtado

Mesmo gostando de brincar com os filtros, ela acredita que devam existir limites, principalmente quando as pessoas passam a não se reconhecer mais sem os aplicativos.

As feições com filtros não são reais, e podem fazer com que passemos a correr atrás de um ideal de beleza inatingível. Sem nenhum tipo de pudor, a apresentadora não se diz contra o artifício e muito menos contra as intervenções estéticas, apenas para que o público se atente ao fato de que essa aparência não é real.

Confira o vídeo abaixo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ana Furtado (@aanafurtado)

0 %