4min. de leitura

SOMOS TODOS UM!

Existe uma palavra em português difícil de ser traduzida para outras línguas: SAUDADE. E em vários países africanos existe uma palavra tão maior em significado, e também difícil de traduzir em outras línguas: UBUNTU.


UBUNTU, uma palavra comum em muitas línguas africanas. Geralmente é traduzida como HUMANIDADE. Trata-se de uma palavra com muitos significados, tais como amizade, compaixão, perdão, humanidade, unidade, amor ao próximo, união, a capacidade de entender e aceitar o outro.

UBUNTU: uma palavra tão pequena, que ao ser pronunciada reflete amor, compaixão e solidariedade.

Essa palavra representa uma filosofia africana antiga: “Sou quem sou, porque somos todos nós.” Tão forte quanto atrair pessoas para nosso meio, é ser responsável por aquilo que atraímos para nós e para as pessoas ao nosso redor. É se responsabilizar por nosso grupo, nossa família, amigos, trabalho, nação, planeta.


SOMOS TODOS UM FOTO 01

Para Nelson Mandela ser feliz é viver em coletividade, em harmonia com quem está a sua volta, ou seja, tudo de bom que você pode sentir ou desejar a outra pessoa.

Não vivemos em uma ilha, sozinhos e únicos. Precisamos uns dos outros para ser quem realmente somos. Ao pesquisar sobre essa palavra, essa filosofia, meu corpo se enche de amor e paz. Talvez seja essa intenção mesmo, ao pronunciar UBUNTU, sentir em nosso coração que somos todos um.


Esse conceito de unidade, de pluralidade única, vem de várias religiões. Várias filosofias pregam a unidade. Somos todos um sistema único em plena conexão. O planeta é único e cuidar para que ele seja o melhor para todos é nossa obrigação. Nossos filhos não são nossos, são de todos. Nós não pertencemos apenas a nós mesmos, mas a nossa família, nossos amigos e irmãos de jornada.

Essa palavra africana nos mostra que devemos nos importar com os outros, nos colocar mais no lugar do outro. O ser humano não veio ao mundo para ser só. Nem os animais vivem só. Todos os seres que habitam esse planeta vivem em bandos, em pares. Ninguém vive sozinho, ninguém é feliz sozinho. Necessitamos uns dos outros, assim como necessitamos do ar que respiramos.

UBUNTU é fazer mais por alguém hoje, amanhã e sempre. E quando você faz de amor e coração pelo outro, o universo trás de volta a você. Você colhe exatamente aquilo que planta, plante mais e mais amor, carinho e respeito pelo seu próximo. O QUE ESTÁ FALTANDO EM NOSSO MUNDO? Plante em casa com seus filhos, esposa, amigos, plante no trabalho, em sua comunidade. PLANTE A SEMENTE DO AMOR E DA PAZ, plante UBUNTU em sua vida, e na vida de todos ao seu redor.

SOMOS TODOS UM FOTO DE CAPA E FOTO 02

Faça algo pelo outro, não espere o Natal ou o inverno. Faça agora mesmo: um sorriso, uma prece, um abraço, uma mensagem. Não, não é nada material, é de coração para coração. Conexão com a energia do outro, e do outro, e do outro. Construa uma rede de SOLIDARIEDADE, uma rede de pessoas esperançosas para um mundo melhor, por um mundo dos sonhos.

Somos seres únicos, mas viemos ao mundo para viver em comunidade. “Nós” é uma palavra que não deve estar só em nosso boca, mas em nosso coração.

Tenho fé no ser humano, tenho fé na unidade, tenho fé no coletivo. UBUNTU para você.

Uma excelente semana

Um abraço com carinho, amor e unidade em nossas vidas,





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.