Pessoas inspiradoras

“Sonho realizado”: Zeca Pagodinho se orgulha de instituto que oferece aulas de música para crianças

capasonho realizado Zeca Pagodinho se orgulha de instituto que oferece aulas de musica para criancas

O instituto tem ajudado a mudar a vida de muitas crianças através do poder da música!



Zeca Pagodinho é referência nacional, quando se trata de samba. Em seus muitos anos de carreira, o cantor marcou gerações ao lançar mais de 20 álbuns, e continua sendo presença em muitas reuniões de família no país todo, através de seus sucessos atemporais.

Zeca é uma figura descontraída, que chama a atenção pela personalidade autêntica, mas há muito mais sobre sua personalidade do que muitos conhecem. O artista é uma daquelas pessoas que fazem questão de retribuir à sua comunidade o reconhecimento através de ações que ajudam a promover mudança de vida.

Em 1999, Zeca fundou o Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém, na Baixada Fluminense (RJ). O projeto oferece aulas de canto coral, musicalização infantil, prática de conjunto e teatro a crianças de 7 a 14 anos.


As crianças se desenvolvem dentro do projeto e, ao descobrir seus pontos fortes, são direcionadas para o estudo de um instrumento específico. No entanto, todas elas podem participar de mais de um núcleo técnico.

2sonho realizado Zeca Pagodinho se orgulha de instituto que oferece aulas de musica para criancas

Direitos autorais: reprodução Facebook/Instituto Zeca Pagodinho.

No aniversário de 22 anos do projeto, Zeca Pagodinho falou ao G1 sobre a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo instituto e o que representa para ele.

O cantor revelou que a instituição foi “um sonho realizado” e que, quando construía a casa, pensava que escutaria música todos os dias quando acordasse.


Quando criança, Zeca revelou que sempre quis estudar música, mas seus pais não tinham condição, então decidiu fazer a escola para que os filhos estudassem, e pouco a pouco a ideia foi crescendo. Ele levou, primeiro, um piano para lá, e depois começou a construir salas para que mais crianças pudessem aprender.

Josiane Kevorkian, diretora artística do projeto, disse que diversas aulas são ministradas durante o ano para que possam montar um espetáculo ao final. Entre os instrumentos que os alunos aprendem a tocar estão: cavaquinho, violão, violino, viola, violoncelo, cordas dedilhadas, flauta transversa, bandolim, piano, percussão e clarinete.

O projeto da Zeca está ajudando a trazer esperança e oportunidades de um futuro bom para as crianças da região. Uma das alunas, Gabriela de Brito, disse ao G1 que se apaixonou pelo violoncelo e hoje até dá aulas.

3sonho realizado Zeca Pagodinho se orgulha de instituto que oferece aulas de musica para criancas

Direitos autorais: reprodução Facebook/Instituto Zeca Pagodinho.


Patrícia Sodré, mãe de uma das crianças que fazem parte do projeto, disse que ele mudou a vida de seu filho e que o tornou mais concentrado e criativo, além de ajudá-lo na escola.

Além das aulas de música, o diretor do instituto, Louiz Carlos, disse que o local oferece cursos profissionalizantes na área de idiomas, informática e beleza, e que as crianças da região ainda têm acesso a atendimento odontológico.

Que iniciativa incrível! A música é realmente um meio poderoso de transformação de vida. Vida longa ao projeto de Zeca!

Compartilhe o texto com os amigos nas redes sociais!


Empresário mata a esposa por ter comemorado a vitória do seu time na final da Libertadores

Artigo Anterior

Tecidos citados na Bíblia, nos reinados de Davi e Salomão, são encontrados em Israel!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.