O instituto tem ajudado a mudar a vida de muitas crianças através do poder da música!
Zeca Pagodinho é referência nacional, quando se trata de samba. Em seus muitos anos de carreira, o cantor marcou gerações ao lançar mais de 20 álbuns, e continua sendo presença em muitas reuniões de família no país todo, através de seus sucessos atemporais.
Zeca é uma figura descontraída, que chama a atenção pela personalidade autêntica, mas há muito mais sobre sua personalidade do que muitos conhecem. O artista é uma daquelas pessoas que fazem questão de retribuir à sua comunidade o reconhecimento através de ações que ajudam a promover mudança de vida.
Em 1999, Zeca fundou o Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém, na Baixada Fluminense (RJ). O projeto oferece aulas de canto coral, musicalização infantil, prática de conjunto e teatro a crianças de 7 a 14 anos.
As crianças se desenvolvem dentro do projeto e, ao descobrir seus pontos fortes, são direcionadas para o estudo de um instrumento específico. No entanto, todas elas podem participar de mais de um núcleo técnico.
No aniversário de 22 anos do projeto, Zeca Pagodinho falou ao G1 sobre a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo instituto e o que representa para ele.
O cantor revelou que a instituição foi “um sonho realizado” e que, quando construía a casa, pensava que escutaria música todos os dias quando acordasse.
Quando criança, Zeca revelou que sempre quis estudar música, mas seus pais não tinham condição, então decidiu fazer a escola para que os filhos estudassem, e pouco a pouco a ideia foi crescendo. Ele levou, primeiro, um piano para lá, e depois começou a construir salas para que mais crianças pudessem aprender.
Josiane Kevorkian, diretora artística do projeto, disse que diversas aulas são ministradas durante o ano para que possam montar um espetáculo ao final. Entre os instrumentos que os alunos aprendem a tocar estão: cavaquinho, violão, violino, viola, violoncelo, cordas dedilhadas, flauta transversa, bandolim, piano, percussão e clarinete.
O projeto da Zeca está ajudando a trazer esperança e oportunidades de um futuro bom para as crianças da região. Uma das alunas, Gabriela de Brito, disse ao G1 que se apaixonou pelo violoncelo e hoje até dá aulas.
Patrícia Sodré, mãe de uma das crianças que fazem parte do projeto, disse que ele mudou a vida de seu filho e que o tornou mais concentrado e criativo, além de ajudá-lo na escola.
Além das aulas de música, o diretor do instituto, Louiz Carlos, disse que o local oferece cursos profissionalizantes na área de idiomas, informática e beleza, e que as crianças da região ainda têm acesso a atendimento odontológico.
Que iniciativa incrível! A música é realmente um meio poderoso de transformação de vida. Vida longa ao projeto de Zeca!
Compartilhe o texto com os amigos nas redes sociais!