Pessoas inspiradoras

Sozinho, pai constrói ponto de ônibus para os 2 filhos e colegas se protegerem do Sol em MG

capa site Sozinho pai constroi ponto de onibus para seus 2 filhos e colegas se protegerem do Sol em MG

Ao se deparar com a situação do local, Ricardo decidiu capinar e colocar três bancos no ponto de ônibus que seus filhos e os colegas usavam todos os dias.

Quando os filhos nascem, passam a ocupar uma posição na vida dos pais e/ou responsáveis que ninguém conseguiria imaginar. A necessidade de proteger, acalentar e cuidar das crianças acaba superando qualquer outro sentimento. Reduzir o sofrimento ou qualquer problema deles ao longo da vida é um desafio da parentalidade.

Não importa a localização geográfica ou a classe econômica, essa urgência de proteção percorre grande parte das relações parentais. Para Ricardo, de 38 anos, melhorar a vida dos filhos sempre foi uma questão, e quando ele se deparou com as crianças aguardando o ônibus num local cheio de entulhos, sem proteção do sol e sem banco, ele sentiu que precisava fazer algo a respeito.

Morador de Brasilândia de Minas, em Minas Gerais, há seis anos, ele construiu sozinho um ponto de ônibus para todos os que pegavam a condução naquele local, mas principalmente seus filhos e os colegas. Segundo reportagem do jornal JP, Ricardo percebeu que a prefeitura não resolveria a questão tão cedo, então decidiu solucionar a questão por conta própria.

Imagine se deparar com os próprios filhos, dia após dia, enfrentando o sol forte enquanto espera a condução? Nenhum pai ou mãe conseguiria encarar com tranquilidade a questão, mas infelizmente não são todos que têm a possibilidade ou as ferramentas apropriadas para resolver a questão. Ricardo afirma que ver as crianças sob o sol realmente partia seu coração, principalmente porque o ônibus nunca passa em um horário definido.

2 Sozinho pai constroi ponto de onibus para seus 2 filhos e colegas se protegerem do Sol em MG

Direitos autorais: reprodução/ arquivo pessoal

Ricardo limpou o local, retirou os lixos e o matagal que atrapalhavam as crianças, e recebeu ajuda de um amigo que trabalha em um ferro-velho, que doou três banquinhos para que pudessem ter onde se sentar. Para o pai, essa atitude pode incentivar as crianças a sempre estudarem, reduzindo as dificuldades que vão encontrar ao longo da vida. As crianças têm 9 e 10 anos. Ele ainda conseguiu demonstrar que seu esforço foi capaz de melhorar a situação para várias pessoas.

As crianças aprendem a partir, principalmente, dos exemplos, e Ricardo usou isso a seu favor, reforçando não apenas para os dois filhos, mas também para os colegas que pegam ônibus no mesmo local, que a educação é extremamente importante e que ele vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar.

3 Sozinho pai constroi ponto de onibus para seus 2 filhos e colegas se protegerem do Sol em MG

Direitos autorais: reprodução/ arquivo pessoal

O pai ainda denunciou o poder público local, explicando que a comunidade sempre reclama com a prefeitura, mas que “não tomam atitude”, o que o motivou a resolver o problema sozinho. Mesmo assim, ele explica que limpou a área e instalou os bancos embaixo de uma sombra, mas que precisa melhorar o local, já que em dia de chuva não existe nenhuma proteção adequada.

Ele explica que já entrou em contato com o amigo do ferro-velho, que lhe ofereceu uma máquina de solda e alguns pedaços de ferro para que as crianças possam se proteger da chuva, oferecendo um local ainda mais apropriado para todos. Essa iniciativa mostra o compromisso comunitário que Ricardo tem, buscando solucionar problemas que afetam não apenas seus filhos, mas várias outras crianças.

4 Sozinho pai constroi ponto de onibus para seus 2 filhos e colegas se protegerem do Sol em MG

Direitos autorais: reprodução/ arquivo pessoal

Quantas crianças não teriam continuado estudando se tivessem se deparado com uma pessoa que ajudasse a diminuir os problemas que enfrentavam? Ricardo é mais que um exemplo para a sociedade, é também uma figura que merece respeito, e que deve seguir se envolvendo em todas as questões de sua região, sempre em busca de melhorias.

0 %