Sua mente já boicotou sua dieta?

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Você decide que a próxima segunda é o dia ‘’D’’ e vai ao supermercado comprar tudo que precisa para começar. Adquire vários potinhos iguais pra deixar várias refeições prontas e em porções iguais, pois sabe que se não estiver com tudo à mão não terá tempo de preparar a comida certa.



Tudo vai bem, você até sente que seu tempo está rendendo com essa organização toda. Se sente muito bem por estar conseguindo manter a alimentação saudável e até não sentiu fome ou vontade de comer doces.

Eis que no meio de uma tarde de semana você leva uma bronca do seu chefe por algo que não teve culpa, ou encontra um comentário da ex do seu namorado nas fotos recentes dele ou até a querida amiga TPM chega (quando não é um combo das três opções), a bomba interna explode e seu corpo implora pelo seu amigo docinho. O seu lado racional diz que não deve se render, mas aquele lado travesso do seu inconsciente diz que ‘’só hoje não vai fazer mal. ’’

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De fato, eu concordo que às vezes é bom se render a esses prazeres momentâneos e sei que é difícil seguir uma dieta perfeitamente durante todos os meses que ela pode durar. Mas o grande ponto que transforma um pequeno chocolatinho em um monstro é o dia seguinte.

Quando cometemos esse deslize a nossa mente costuma fazer com que pensemos que ‘’já estragamos tudo’’ e que é preciso começar do zero. A tendência é pensar que como você já saiu da dieta não adianta continuar de onde está. E como o dia mundial de inícios de dietas é a segunda, se ela estiver longe (e se o final de semana estiver perto), é muito provável que o docinho apareça nos próximos dias na sequência. E outra coisa, inícios de dietas não são feitos apenas de segundas-feiras, provavelmente você não vai reiniciar ela na próxima semana, já que já jogou a toalha e se perdeu em toda sua programação. Então até refazer novamente, lá se vão algumas semanas, se não meses. É aí que está o grande erro.

Só sendo muito focado pra conseguir fazer tudo perfeito, ainda mais se tiver rotina apertada ou precisa fazer compras separadas do resto das pessoas que moram com você e etc. Então em algum momento, seja pela compulsão ou por não ter os alimentos certos em casa, você vai cometer um deslize.


Mas a melhor dica que eu já ouvi, e foi de alguém que já teve sérios problemas com a alimentação, é que não importa que você escorregou hoje, amanhã tudo volta a programação normal!

Eu particularmente começo em qualquer dia aleatório já para fugir dos clichês das dietas que flopam. Outra dica valiosa, se mesmo com toda a organização você perceber que os impulsos são mais fortes e frequentes, antes de procurar um nutricionista, que costuma ser a primeira busca para quem quer controlar o peso (ou segunda, depois da academia), eu sugiro que busque ajuda psicológica. Muita gente com problemas com a balança precisa na verdade cuidar de questões como a ansiedade. E alguém lhe orientando com o que você deve ou não comer, não será suficiente para melhorar isso.

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