Pessoas inspiradoras

Sucesso de Anitta prova que talento e dedicação falam mais alto do que julgamentos alheios!

Foto: Reprodução
Capa Sucesso de Anitta prova que talento e dedicacao falam mais alto do que julgamentos alheios

A artista que começou sua carreira cantando em bailes funk em Honório Gurgel, hoje é uma das cantoras mais ouvidas no Spotify global e a primeira brasileira a conseguir tal feito.

Ainda estamos na primeira metade do ano, mas Anitta já conseguiu um feito marcante para sua carreira: é a artista mais ouvida do mundo no Spotify, a mais importante plataforma de streaming de música.

A carioca foi a primeira latina e brasileira a conseguir esse feito que, mesmo sendo uma conquista recente, já deu frutos: ela foi convidada para cantar com Miley Cyrus no palco do “Lollapalooza Brasil” e foi confirmada como uma das atrações musicais do after-party da premiação dos “Grammys”, a mais importante da indústria da música como um todo.

Com 29 anos de idade, a trajetória estelar de Anitta é como um sonho se tornando realidade para a pop star que já revelou ao público que, quando criança, falava para a família que seria uma grande estrela da música. O sonho da pequena Larissa, de Honório Gurgel, região periférica do Rio de Janeiro, tomou forma na existência de Anitta, seu nome artístico, inspirado na minissérie provocativa “Presença de Anita”, da Rede Globo.

Para alguns pode parecer fácil, mas a trajetória da cantora foi árdua até chegar ao estrelato. Como ela disse em entrevista ao Yahoo, seu sucesso não é fruto apenas de sorte, mas sim de muito trabalho.

Formada em gestão administrativa pela Faetec, Anitta é sua própria empresária desde muito cedo na carreira, tendo de comandar todas as decisões que envolvem o seu trabalho.

Em seu documentário para a Netflix, “Vai, Anitta”, podemos ver uma cena da artista discutindo de forma firme com seus sócios, pois faltavam poucos dias para sua apresentação no “Rock in Rio” e os detalhes do show ainda estavam em aberto. Muitos na internet a criticaram pela atitude, mas a musa deixou claro que apenas levantou a voz por saber que se algo não fosse impecável na sua apresentação — a mais importante de sua carreira à época — o público e a crítica não a perdoariam.

2 Sucesso de Anitta prova que talento e dedicacao falam mais alto do que julgamentos alheios

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @anitta

E de críticas Anitta entende bem! Desde o princípio de sua carreira, a jovem artista teve de batalhar para vencer o preconceito que enfrentava por cantar funk, um ritmo marginalizado no Brasil, e por ser mulher, fator que faz com que a sociedade imponha a ela padrões altíssimos, além do peso do machismo.

Anitta, ainda hoje, sofre duras críticas na internet, sendo chamada de “vulgar”, “promíscua” entre outras palavras de baixo calão, tudo isso por não seguir o ideal recatado esperado das mulheres, além de falar sobre sua sexualidade abertamente e se empoderar em sua sensualidade.

Quem olha de longe, pode achar que o sucesso de Anitta é “da noite para o dia” ou “apenas por rebolar”, mas não é de hoje que a cantora mostra o seu empenho na carreira.

Se hoje ela alcançou o número 1 nas paradas internacionais, é porque há anos tenta emplacar uma música no estrangeiro; se hoje ela tem reconhecimento de artistas internacionais, como Madonna e Miley Cyrus, é porque houve um tempo que ela se lançou na indústria musical internacional para fazer essas conexões, mesmo sem a certeza de resultados.

3 Sucesso de Anitta prova que talento e dedicacao falam mais alto do que julgamentos alheios

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @anitta

Desmerecer a trajetória de Anitta por conta do ritmo que ela performa e de sua maneira de se portar demonstra uma ignorância sobre o que a sua conquista representa para a indústria fonográfica e até para o nosso país. Com “Envolver”, mesmo cantando em espanhol, ela levou o Brasil a um lugar onde nunca havia estado.

Se Anitta tivesse dado ouvidos às críticas, jamais teria alcançado os seus feitos. Sua história é uma prova de que vale mais a pena se empenhar no que acredita — mesmo que o mundo esteja contra você — do que tentar se encaixar no que é esperado de você.

Continue ousando, poderosa!

0 %