ColunistasSuperação

Superação: um movimento constante de recomeços

superação

Superação: palavra cheia de poder e ação!



Fala-se tanto em superação, não é mesmo? Mas, o que é superar?Diria que a superação é um movimento singular e constante de recomeços, e assim, como tudo que é subjetivo, acontece no tempo de cada pessoa e de diversas formas.

Superação é, diante do fracasso, poder se reerguer e recomeçar quantas vezes for preciso, afinal “para poder se levantar é preciso sofrer algum tropeço” (BESSA, 2016); é, diante da dor que parece insuportável, insistir porque compreende que o caminho é árduo, mas a vitória será a recompensa; é trocar o D de desistir pelo R de resistir e seguir em frente.

Enfim, superAÇÃO é nosso dia a dia, onde batalhamos por dias melhores, cada um seguindo o seu ritmo singular. Por isso, superar-se é recomeçar sempre.


A palavra superação está associada a recomeçar.

Quando tudo parece desabar, pode-se recomeçar; quando tudo parece escuro, também se pode recomeçar a iluminar; quando o caminho for longo demais, lá também se pode recomeçar;

E, quando recomeçar, lá encontrará a superação e descobrirá que nunca existiu desistência, mas sim persistência constante.

Portanto, superação, recomeço, persistência e insistência são palavras de força para cada um de nós. Como nos falou Bráulio Bessa (2016):


“Recomece! Refaça-se! Relembre o que foi bom. Reconstrua cada sonho. Redescubra algum dom. Reaprenda quando errar. Rebole quando dançar”.

Todo ser humano nasce com o dom da superação, basta acreditar nele e colocá-lo em prática, dia após dia, sem pressa.

Por isso, não desista… não desista de tentar, de superar. Insista e invista em você! Você é o seu caminho!

Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível, ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.  (Augusto Cury)


Muita paz e luz em seu caminho!


Direitos autorais da imagem de capa: Erik Mclean on Unsplash


Amar sem possuir. Viver sem depender

Artigo Anterior

Professor visita aluno com câncer no hospital todos os dias para lhe dar aula

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.