4min. de leitura

Superando as dificuldades por meio da fé e da persistência

Em meio às grandes dificuldades o que se pode fazer é ter fé no processo, acreditar em si mesmo e não desistir até conseguir chegar no ponto desejado. Para vencer na vida é necessário fé e persistência.

O brasileiro Clodoaldo Silva, detentor de 650 medalhas, logo cedo conquistou as pessoas de todo o Brasil com seu carisma e sua habilidade incomparável de nadar. Com mais de 15 anos de carreira o atleta paralímpico superou o impossível e provou para o mundo que quando se acredita se consegue.


Devido a complicações no parto, Clodoaldo teve paralisia cerebral que, consequentemente afetou os movimentos dos seus membros inferiores.

Após a sua quarta cirurgia em 1996 o seu médico recomendou a natação como processo de reabilitação. No princípio o objetivo era o tratamento, porém a natação tornou-se um grande aliado do atleta e serviu de fonte de motivação para superar a sua deficiência.

“Sofri preconceito e discriminação, mas isso nunca me impediu de fazer qualquer coisa”, disse ele. Para esse grande homem nunca existiram atalhos e sim uma longa jornada de treinamentos e dias difíceis. Dentro de sua alma estava incutido o desejo de não ser tratado como um deficiente.


Clodoaldo possui uma mentalidade inconquistável e essa mentalidade o levou a atingir as marcas mais importantes da história paralímpica. Um exemplo não só de atleta, mas principalmente de ser humano.

Essas informações encontram-se em: clodoaldosilva.com.br.

Eu acredito com toda a força da minha alma que existe uma forma de poder que está ao alcance de qualquer ser humano. Não estou me referindo à força física, mas sim o quanto você domina a sua mente.


Forças externas não têm muito a ver com sucesso. Ser um vencedor exige esforços internos incríveis, e você só chegará no final se incorporar um estado mental invulnerável.

Todos nós temos sonhos, todos nós queremos acreditar que somos dignos de algo melhor, que somos capazes, que somos especiais, que somos fortes, mas quando nos deparamos com os primeiros obstáculos tendemos a desistir.

Na mitologia grega os homens mais fortes de todos os mortais, Hércules e Aquiles, estavam numa posição privilegiada entre homens e deuses.

Mas não é sobre ser um privilegiado. É sobre ser mestre de si mesmo. É sobre não entrar em surto psicológico, emocional ou físico diante de um desafio.

É sobre permanecer focado definitivamente na mesma meta durante muito tempo. É sobre estar motivado e perseverar perante dias difíceis e períodos de extrema turbulência.

Nada vale a pena se não pudermos usufruir a vida em toda a sua beleza. O melhor que se tem a fazer é pensar grande, encarar os desafios, sonhar alto e focar em longo prazo.

Busque viver com toda a sua força no seu nível mais alto.

Acredite em você. Tenha fé. Seja persistente!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF/Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.