Comportamento

Sustentável e barata, casa de papelão fica pronta em 24 horas e dura 100 anos

CapaSustentavel e barata casa de papelao fica pronta em 24 horas e dura 100 anos

A casa é uma ótima opção para moradores que gostam de se mudar constantemente.

A tecnologia conseguiu alcançar praticamente todas as áreas de trabalho, os celulares foram melhorados, os automóveis tiveram um grande avanço e agora os imóveis também estão passando por mudanças significativas e novas maneiras de ser construídos.

Antigamente as casas costumavam ser bastante parecidas, basicamente com a mesma estrutura e formato, visando sempre à economia e ao conforto dos moradores. Muitos empresários decidiram inovar e construir diferentes tipos de casa para cidadãos que querem fugir do óbvio e arriscar um novo conceito na casa própria.

Dois homens são os responsáveis pela nova era de casas disponíveis no mercado imobiliário, eles criaram a empresa Fiction Factory em 1989 apenas para desenvolver cenários para peças teatrais.
Hoje a empresa cresceu e conta com 40 funcionários dedicados a construir exposições, escritórios, restaurantes, residências, visando sempre produzir de forma sustentável e sem degradar o meio ambiente.

O grupo de holandeses teve a ideia de fabricar uma casa de papelão, esse trabalho durou cerca de quatro anos para sair do papel e ser construído com sucesso. O modelo da casa que recebeu o nome de *Wikkelhouse* tem vida útil de aproximadamente 50 anos e respeita até três vezes mais o meio ambiente do que qualquer outra construção de alvenaria comum.

2Sustentavel e barata casa de papelao fica pronta em 24 horas e dura 100 anos

Reprodução Instagram / @wikkelhouse

A ideia do formato da casa e do material utilizado surgiu de forma inusitada. Uma empresa também holandesa, chamada Rene Snel, tinha fabricado uma caixa de papelão com várias camadas para transportar tomates a qual, por conta das várias camadas, era resistente e não se danificava durante o transporte dos frutos, sendo assim, eles tiveram a ideia de transformar o conceito da caixa em uma residência ambulante.

Segundo a Agência Efe, Monique Wijnands, integrante da Wikkelhouse, revelou que o modelo é totalmente patenteado e conta com mais de 24 camadas de fibra virgem retirada de árvores escandinavas e moldadas no formato desejado da peça do imóvel, essas camadas são fixadas entre elas por um tipo de cola sustentável capaz de criar uma estrutura isolante e resistente na parte interna, já na parte externa, a estrutura é coberta e finalizada com uma camada de madeira e alumínio para evitar estragos causados por qualquer fenômeno meteorológico.

A Wikkelhouse também é construída com materiais reciclados, firmando o compromisso da empresa com o meio ambiente. Monique também reforça que a produção de papelão para a construção do projeto final é menos impactante para o planeta em comparação com a fabricação do cimento. A Fiction Factory conta com uma oficina particular na sede oficial deles, evitando transportes de peças e comprando produtos semiacabados para serem reutilizados.

3Sustentavel e barata casa de papelao fica pronta em 24 horas e dura 100 anos

Reprodução Instagram / @wikkelhouse

Trazendo mais um diferencial, essa moradia pode ser transportada para onde você desejar. Pode também ser ampliada, unindo novos módulos à estrutura. O tamanho varia de acordo com o desejado pelo cliente; cada módulo da casa tem 1,2m de comprimento, e você pode adicionar a quantidade desejada de módulos, o valor final do imóvel varia conforme as necessidades e escolhas do morador. Uma Wikkelhouse de três segmentos, por exemplo, custa aproximadamente R$ 95 mil e fica pronta em apenas um dia de construção.

Essa novidade ainda não chegou ao Brasil e só está disponível em alguns países próximos da Holanda, pois os segmentos são fabricados em Amsterdã, capital do país, na própria oficina da empresa.

Monique sinaliza a vontade de a empresa levar as casas de papelão para o mundo todo, mas deixa bem claro que por enquanto é um pouco complicada essa questão pelo fato de a empresa construir apenas 12 casas por ano, de forma que eles consigam acompanhar de perto a evolução do projeto e melhorar algum defeito caso ele seja apontado.

Atenção redobrada com estes 4 signos. Eles são capazes de apunhalar qualquer um pelas costas!

Artigo Anterior

“Às vezes eu gostaria que nossas peles combinassem”, diz Sandra Bullock sobre filhos adotivos

Próximo artigo