Animais

Tartaruga-gigante, de 190 anos, é declarada a mais velha da História

capa Tartaruga gigante de 190 anos e declarada a mais velha da historia

Jonathan é o animal terrestre vivo mais antigo de que se tem notícia! 

Quando nos perguntam qual animal vive mais, automaticamente nosso cérebro responde: tartaruga. Isso porque o quelônio é um dos animais com maior expectativa de vida. 

Uma tartaruga chamada Jonathan, da ilha de Santa Helena, território britânico no oceano Atlântico, foi declarada a mais velha de todos os tempos! Segundo o portal R7, esse título consta no “Livro dos Recordes” (“Guinness Book of World Records”) e vale para todas as espécies de quelônios, incluindo jabutis e cágados. 

De acordo com a BBC, os cientistas não sabem precisar a idade de  Jonathan, mas acreditam que neste ano de 2022 ele comemora seu 190º aniversário, tornando-se assim o animal terrestre vivo mais antigo do mundo, tirando esse título de Tu’i Malila, que morreu aos 188 anos, em 1965. 

Ainda de acordo com a BBC, Jonathan vive no terreno da Plantation House, na ilha, residência oficial do governador de Santa Helena, e é uma tartaruga muito conhecida por lá. A foto de Jonathan aparece até na moeda de 5 centavos de Santa Helena. O quelônio divide espaço com outras três tartarugas-gigantes: David, Fred e Emma.

Uma fotografia tirada em 1882 mostra como Jonathan chegou à ilha, e sua idade foi estimada pelo fato de que ele estava totalmente crescido e “maduro”, o que levou os cientistas a presumir que a tartaruga tinha cerca de 50 anos naquela época. Mas ele pode ser ainda mais velho.

De acordo com o “Guinness”, à medida que o mundo evolui e avança, Jonathan permanece o mesmo, e seus principais interesses são acasalar, dormir e comer, especialmente repolho, cenoura, pepino, maçã e outras frutas da estação. 

Joe, veterinário de Jonathan, revelou que a tartaruga gosta de sol, mas em dias muito quentes, prefere sombras frescas. Nos dias amenos, Jonathan toma banho de sol, e seu pescoço longo e pernas esticadas ficam totalmente fora da concha para poder absorver o calor e transferi-lo para o seu núcleo. Já no frio, prefere cavar folhas mofadas ou aparas de grama, sob as quais permanece o dia inteiro, como informa o “Livro os Recordes”.

Sobre a saúde da tartaruga, o veterinário revelou que alguns sentidos já estão falhando, por exemplo, a visão e o olfato, mas parece ter bastante energia sobrando! Joe ainda explicou que, apesar da idade, a libido da tartaruga ainda é boa e ela é vista frequentemente acasalando com Emma e, às vezes, com Fred. Segundo o profissional, esses animais geralmente não são sensíveis ao gênero. 

Conforme informações do “Guinness”, Jonathan já viveu alguns marcos importantes na História dos últimos séculos, como em 1838, quando foi tirada a primeira fotografia; 1876, ano da primeira ligação telefônica; 1878, quando a lâmpada incandescente foi inventada; 1887, quando a Torre Eiffel, a estrutura de ferro mais alta do mundo, foi concluída; 1903, ano em que o primeiro voo motorizado subiu aos céus, pilotado pelos irmãos Wright; e 1969, quando os primeiros seres humanos (Neil Armstrong e Buzz Aldrin) pisaram na Lua. 

0 %