Notícias

Tela costurada na língua: técnica radical é usada para emagrecer

WhatsApp Image 2021 10 18 at 14.36.19 1

As promessas milagrosas de emagrecimento fazem surgir de tempos em tempos dietas bizarras e radicais.



Uma delas já antiga, criada há 25 anos, começou a atrair a atenção de brasileiros de 2019 pra cá. A técnica consiste em costurar com pontos ou fixar com grampos uma tela na língua.

O objetivo é tornar doloroso o consumo de alimentos sólidos, fazendo com que a pessoa adote uma dieta líquida de baixa caloria. A tela é feita de um polímero composto por polipropileno e polietileno de alta densidade. O uso máximo é de 30 dias.

No Brasil, a técnica e proibida, o que tem levado algumas brasileiras a buscar o recurso no exterior. Nos Estados Unidos e em alguns países da América Latina, há médicos que realizam o procedimento.


Método é criticado por especialistas

De acordo com o médico de Los Angeles, Nikolas Chugay, que iniciou a técnica em 2009, as medidas extremas ajudam a “impulsionar” um programa de manutenção e perda de peso de longo prazo, o que é rejeitado por muitos outros profissionais.

Em entrevista a ABC News, o especialista em perda de peso Rob Huizenga disse ter grandes preocupações com relação ao método. “Acho que é um procedimento bárbaro”, criticou. “Esta é uma abordagem tão primitiva. Você pode contratar alguém para apontar uma arma para sua cabeça e ameaçar atirar em você toda vez que você comer. Você poderia ter alguém com um martelo batendo na sua cabeça toda vez que você ameaçar comer algo”, comparou.

WhatsApp Image 2021 10 18 at 14.36.19

Direitos autorais: reprodução/YouTube/ABCNews.


Huizenga também não acredita que o uso do dispositivo seja capaz de causar uma mudança no estilo de vida. “Não há um centímetro de esperança ou evidência de que colocar um adesivo na língua e não ser capaz de comer por um mês terá qualquer efeito em você em um ano, ou dois anos ou três anos”, disse.

Outro método de emagrecimento mais recente também gerou críticas de especialistas. A técnica consiste em implantar um dispositivo magnético nos dentes superiores e inferiores que limita a abertura boca, permitindo apenas a ingestão de líquidos. Desta forma, quem usa o aparelho fica impedido de comer e, consequentemente, perde peso.

Portugal tem mais de 8 mil vagas de emprego para brasileiros. Saiba como se candidatar!

Artigo Anterior

Polícia investiga jovem que usou foto de Hitler em bolo de aniversário

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.