Tempo sozinho é bom para nós, diz pesquisa

6min. de leitura

Nosso mundo está mais hiper-conectado do que nunca. Temos smartphones, tablets, iPods, laptops. Nós estamos tão viciados que – de acordo com Pew Research Center – 67% dos proprietários de celulares encontram-se consultando o seu telefone, mesmo quando não recebem nenhuma notificação, e 21% nós relata estar online “quase constantemente” – o que deixa pouco tempo para nós mesmos. Mas tempo sozinho tem algumas vantagens significativas.



A ciência mostra que nós superestimamos o quanto precisamos de pessoas e subestimamos o valor de experiências solitárias.

Em essência, tudo se resume a um problema de relações públicas. Estar sozinho é muitas vezes erroneamente associado a ser solitário ou anti-social – ambos os quais não são benéficos para a saúde. Mas estar sozinho é diferente dessas condições, e pesquisas estão mostrando seus benefícios para o corpo e  mente. Por exemplo, um estudo recente publicado no Journal of Consumer Research descobriu que aqueles que “renunciam a atividades sozinhos estão perdendo oportunidades de experiências gratificantes.”,

Então, quais são as vantagens de estar sozinho? Aqui estão cinco maneiras através das quais estar sozinho irá enriquecer sua vida.


1. Tempo sozinho pode ajudá-lo a descansar e recarregar-se

Se você é como a maioria das pessoas, está continuamente esmagado por um ataque de distrações. Reuniões, telefonemas, mensagens, mídias sociais, festas e encontros. Você está correndo aqui e ali, tentando manter todas as suas tarefas em dia. Você precisa de uma pausa.

Estar sozinho permite-lhe a oportunidade de contorlar seus nervos, descomprimir e recuperar a clareza e foco. Quer se trate de tomar um banho quente, fazer uma meditação de 10 minutos ou simplesmente desfrutar de alguns momentos por si mesmo, tempo sozinho pode ajudá-lo a recolher os seus pensamentos e aproveitar a energia que precisa para o resto do dia.


2. Estar sozinho aumenta a criatividade

Susan Cain, autor do livro Quiet, disse a revista Scientific American, “a solidão é um ingrediente crucial (e subestimado) para a criatividade.” Embora o brainstorming seja muitas vezes apontado como a solução para a produção de ideias criativas, décadas de pesquisa mostram que pode sair pela culatra. As pessoas podem sentir-se limitadas em grupos, preocupadas com o que os outros vão pensar de suas ideias, ou simplesmente não se sentem motivadas a comprometer-se a uma exploração profunda.


De sua própria maneira – seja em casa, em um café, em uma rua da cidade, ou na natureza – você tem espaço e permissão para abrir a sua mente e descobrir novas ideias e possibilidades.


3. Você produz mais quando está sozinho

Voltando em 1913, um engenheiro agrônomo chamado Maximilien Ringelmann constatou que indivíduos investem mais esforço quando trabalham sozinhos em uma tarefa do que quando trabalham em conjunto. Conhecido como “preguiça social”, este fenêmeno tem sido replicado em diversos estudos em diferentes situações ao longo do tempo.

Curiosamente, mesmo quando alguém pensa que está contribuindo para o grupo com seu esforço, estudos mostram que não são. Muito disso é devido a uma perda de motivação, objetivos pouco claros, ou uma incapacidade de coordenar os esforços do grupo. Estando sozinho você pode aproveitar a sua motivação e, finalmente, fazer mais.


4. A solidão pode aumentar a intimidade

Em termos religiosos, a solidão pode servir como um tempo para estar em harmonia com Deus. E para a grande parte da população que é introvertida, é uma chance de se reconectar consigo mesmo. Mas estudos psicológicos descobriram que os benefícios de estar sozinho se estendem além introvertidos e o espiritual. Desconecetar-se oferece uma poderosa oportunidade para regular nossas vidas e fortalecer os laços.

Passar algum tempo sozinho pode ajudá-lo a reavaliar e ganhar perspectiva sobre relacionamentos e fornece uma ruptura tão necessária de socializar. Desta forma, quando você retorna ao mundo social, pode ficar mais plenamente engajado com os entes queridos e menos distraído por seu próprio monólogo interno. Além disso, por meio de atividades que você realiza sozinho, pode conhecer pessoas novas e excitantes que você nunca teria encontrado de outra forma.


5. Você tem o maior presente de todos quando está sozinho: a liberdade

Qualquer pai lhe dirá que uma coisa que perdeu quando teve filhos é a liberdade.

Sejamos honestos, a liberdade de fazer o que queremos, quando e como queremos, torna-se mais rara à medida que envelhecemos. Ter tempo para desconectar-se e passar tempo sozinho – fazendo tudo o que quiser de sua própria forma – ajuda a melhorar o humor, criar equilíbrio, e enriquecer perspectivas. Sem fronteiras, nenhum julgamento, nenhuma negociação. Te lembra que você está no controle de sua vida e que a realização, em última análise, vem de dentro.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Life Hack

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.