publicidade

“a terapia do espelho: observar a si próprio, antes de observar o outro.”

A terapia do espelho é um método de avaliação, observação e uma forma de reorganização interior, de tal forma que você se permita observar a si próprio antes de observar o outro.

Na maioria das vezes estamos acostumados a observar primeiro o que está fora, o externo e avaliamos através dos sentidos físicos principais: visão, audição, olfato, paladar e tato.



Tudo ao nosso redor passa por este escaneamento, ou seja, são sensores cujas detecções são avaliadas pela mente; a mente, sempre a mente, o juiz.

Na proposta da terapia do espelho a sugestão é inverter esta via.

Sim, inverter a polaridade, e o que pode parecer “andar na contra-mão” pode ajudar a perceber que normalmente nós aprendemos e fomos criados para “andar na contra mão” e não nos damos conta disso, pois tentamos nos posicionar conforme observações externas.

Se conseguirmos, antes de observar e julgar o que parece estar fora e observar primeiro o que está dentro de nós, perceberemos que a causa e o efeito são controláveis por nós o tempo todo e não são um evento em que não temos participação direta ou controle.


Visto desta forma, você entenderá porque todos os setores de nossas vidas, digo: familiar, financeiro, afetivo, saúde, etc., são consequências de dentro de nós e não de fora.

Só há uma pessoa, um indivíduo em todo o universo que realmente pode equilibrar esses setores de forma satisfatória e necessária ao seu grau de evolução:” você mesmo”.

Se compreender que sucessos, fracassos, saúde, doença, fartura, miséria, amor, ódio, enfim, todas as realizações positivas e negativas que nos atingem são causadas por nós mesmos, então poderemos equilibrar nossa vida satisfatoriamente.


Essa é a terapia do espelho, olhar para si mesmo, sentir a si mesmo, ouvir a si mesmo, tocar a si mesmo, cheirar a si mesmo, suas emoções, sentimentos, sem julgamentos, mas observando como se faz com outra pessoa, e então, modificar conscientemente aquilo que não está em sintonia positiva para sua vida.

Entender que é a partir de você, e não o contrário, que se cria a sua realidade!

Faça como se você fosse o autor e diretor de um filme, novela ou livro, alterando capítulos, cenas, roteiros, elenco, figurinos, duração dos episódios etc.

Não se iluda delegando a outros o seu poder, é sua vida, é o seu filme, você escolheu o elenco e os eventos e pode continuar escolhendo e alterando para melhorar o seu aprendizado nesta experiência humana e com sabedoria, sabedoria que vem de dentro, que vem de você.

Esteja consciente de que o mais importante é a imagem que você tem de si mesmo, do seu espelho, a imagem do outro caberá ao outro.

Dessa forma você adquire segurança e independência para ser e viver sua vida, seu mundo, suas realizações, como você assim desejar, e estará contribuindo também para ajudar outros a encontrarem seu próprio caminho.

Antes de observar a outros e ao mundo que o cerca, experimente observar-se. Como em frente a um espelho você penteia os cabelos, faz barba, maquia-se, escova os dentes e modifica, transforma sua aparência física, transforme e modifique padrões de pensamentos, emoções, sentimentos.

Alterar-se positivamente penteando emoções, barbeando sentimentos, escovando pensamentos. Você se transformará a partir de si mesmo e então continue observando o mundo, as pessoas e os eventos e verá a transformação que você pode causar na sua vida e ao seu redor.

Então, palavras e ações seguirão essa linha de atuação pois elas são efeitos materializados de pensamentos, sentimentos e emoções.

___________

Direitos autorais da imagem de capa: Septian simon on Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.