Comportamento

Tia é criticada pela família por dar fórmula à sobrinha recém-nascida: “Acho que fiz o certo”

5 capa site Tia e criticada pela familia por dar formula a sobrinha recem nascida Acho que fiz o certo

A jovem de 18 anos relata que queria apenas ajudar a cunhada, já que seu irmão não a auxiliava e a bebê estava tendo problemas com a amamentação.



Quando um bebê nasce, toda a dinâmica da casa e da família precisa mudar. Mas nenhuma mudança, nem de longe, pode ser comparada àquela por que as mães passam. Além de assistir o corpo mudar completamente, sendo que até o coração desloca de lugar para que caiba uma vida dentro delas, precisam experienciar uma drástica queda de hormônios com o nascimento da criança, além de passar por privação de sono e ainda aprender a amamentar.

Por mais que o processo da amamentação seja ofertado como algo instintivo e natural das mulheres, o mercado e os “consultores” de plantão não hesitam em oferecer fórmulas mágicas para ajudar a criança a dormir e ainda dar um descanso para aquela mulher tão exaurida. A verdade é que grande parte desses segredos e truques incentivam mais o desmame precoce do que incentivam.

É muito fácil observar como a chamada cultura do desmame está presente em muitos lugares, como exemplo na falta de informação. Quase não é compartilhado publicamente que qualquer bico artificial, como chupetas, copos e mamadeiras, causam confusão de bicos, ou seja, aquele bebê desaprende a mamar no peito para sugar de maneira diferente em bicos plásticos.


Essa naturalização do desmame também está presente nas brincadeiras infantis, uma vez que as bonecas são vendidas com chupetas, e na cultura, sendo que as crianças que continuam sendo aleitadas pelas mães depois dos 2 anos são vistas como “grandes demais para mamar no peito”.

É socialmente aceito que uma criança receba fórmula mesmo sem prescrição médica porque existe a ideia de que o leite materno não é suficientemente bom, quando, na realidade, o mercado luta para conseguir produzir um leite artificial que chegue perto do produzido pelos humanos.

Um relato sobre aleitamento foi feito por uma jovem de 18 anos no Reddit, em que ela afirma ter comprado e oferecido à sobrinha de 17 dias fórmula sem que seus pais o soubessem. Ela inicia explicando que não possui nenhuma experiência com bebês, maternidade ou crianças em geral, pois só conviveu com elas com outros adultos por perto.

Sua cunhada tinha se tornado mãe de primeira viagem havia apenas 17 dias e estava enfrentando dificuldades em acertar a amamentação. Pensando apenas em ajudar, a jovem, que preferiu não revelar seu nome, ofereceu-se para ir à casa do irmão no sábado, já que o casal pediu que ela fosse ao mercado.


Assim que chegou com a comida, ela contou que ficou chocada com a aparência da cunhada, já que ela “literalmente parecia uma morta-viva”. Sem tomar banho e passando por severa privação de sono, ela chorava muito, pois estava frustrada por não conseguir amamentar o bebê recém-nascido.

No início, a jovem preferiu não se intrometer, mas assim que percebeu que aquilo estava realmente deixando a esposa do seu irmão mal, decidiu, por livre e espontânea vontade, comprar uma lata de leite em pó. Assim que deu a fórmula à sobrinha, sua cunhada imediatamente viu e caiu em prantos, o que deixou a jovem ainda mais assustada, mas sem compreender naquele momento o motivo.

A bebê mamou tudo e logo adormeceu, e então a jovem decidiu ajudar a cunhada a tomar banho e dormir um pouco. Ela se sentia incomodada pelo fato de o irmão não fazer nada para diminuir o sofrimento da esposa. Mesmo percebendo que a cunhada aparentemente melhorou com aquela ajuda, todos os demais familiares se voltaram contra ela.

Achando que ela tinha ido longe demais ao interferir na dinâmica do casal, oferecendo fórmula sem necessidade ao bebê, todos a julgam por atrapalhar o aleitamento materno, que já estava indo mal.


Nos comentários, os usuários ficaram divididos quanto às reações. Enquanto alguns acreditavam que a jovem provavelmente “salvou a vida do bebê”, outros deram razão aos familiares da jovem, que queriam incentivar o aleitamento por saber dos seus benefícios.

Só ligam para dinheiro. A avareza é o pecado mais forte destes 3 signos!

Artigo Anterior

Garoto cria aplicativo para se comunicar com irmã incapaz de falar

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.