publicidade

Tirar cochilos durante o dia pode melhorar a saúde do coração e reduzir o estresse!

Você costuma tirar cochilos durante o dia? Então está fazendo um grande favor para a sua saúde!



Os cochilos são uma parte fundamental da rotina de muitas pessoas. Seja no trabalho, em casa, na escola, muitos de nós aproveitamos um tempinho de descanso para tentar nos recuperar de uma noite maldormida ou apenas para repor nossas energias e conseguir concluir as nossas responsabilidades da melhor maneira possível.

Inúmeras pessoas, pelas razões mais diversas da vida corrida que levamos, não conseguem ter uma noite completa de sono e veem nesses curtos momentos de sono, durante o dia, a salvação para o cansaço de sua rotina.

No entanto, nem todos sabem que, de fato, essa atividade pode trazer grandes benefícios para a saúde, como melhorar a saúde do coração, tornar o cérebro mais ativo e ajudar a reduzir o estresse.


Se você é um amante dos cochilos, saiba que esse hábito o beneficia muito mais do que pode imaginar, e a ciência confirma isso.

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Atenas e da Escola de Saúde Pública de Harvard estudaram 23.681 homens e mulheres livres de doenças cardíacas diagnosticadas, câncer e derrame, entre 1994 e 1999, com diversos hábitos de cochilo.

Os resultados mostraram que cochilos de qualquer duração ou frequência foram associados a um risco 34% menor de morrer de doença cardíaca, mesmo depois de contabilizados outros fatores de risco. Cochilos ocasionais foram associados à redução de 12% na mortalidade cardíaca e cochilos regulares indicaram reduzir o risco em 37%.

Outro estudo, de 2008, conduzido pela Universidade da Califórnia, revelou que o cochilo funciona melhor que a cafeína, quando se trata de melhorar as habilidades motoras, a memória verbal e o aprendizado perceptivo.


Em um artigo para o Psychologic Today, Michael J Breus Ph.D., psicólogo e especialista em distúrbios do sono, listou nove benefícios interessantes das sonecas para o nosso organismo, entre as quais ele cita que ela pode melhorar a concentração e a capacidade de concentração, a enraizar informações recém-aprendidas no cérebro e melhorar a recuperação da memória e elevar a atividade no hemisfério direito do cérebro, responsável por governar a criatividade e o insight.

Como podemos perceber, os benefícios da soneca para a nossa saúde são muito grandes.

De acordo com a National Sleep Foudation, cochilar pode ser colocado em cinco categorias diferentes:

  • Cochilo de recuperação: esse é o cochilo de recuperação para quando interrompemos o sono uma noite, que nos permite compensar a perda de sono.
  • Cochilo profilático: esse tipo de cochilo é como uma preparação para a perda de sono. Quando você sabe que ficará acordado por muito tempo e deseja evitar a sonolência e ficar alerta enquanto realiza alguma atividade.
  • Cochilos apetitosos: esse cochilo serve apenas para desfrutar. Cochilar pode ser relaxante e pode melhorar o humor e os níveis de energia.
  • Cochilo de realização: esse costuma ser programado para bebês e crianças pequenas, que precisam mais de sono do que os adultos, e pode ocorrer espontaneamente em crianças de todas as idades.
  • Cochilo essencial: esse tipo de cochilo ocorre quando estamos doentes e temos mais necessidade de dormir, já que durante o sono o sistema imunológico monta uma resposta para combater infecções ou promover a cura, o que requer energia extra.

Os cochilos estão presentes em nossas rotinas de diferentes maneiras, e são grandes aliados para uma boa saúde. Eles devem ser incorporados em nossa rotina sempre que possível.

E aí, já cochilou hoje?

Comente abaixo se tem esse hábito e compartilhe o texto nas redes sociais!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.