Tirar selfies enquanto está na academia fazendo exercícios pode ser um sinal de narcisismo, segundo estudo

Apesar de o conceito de privacidade estar se transformando continuamente na era da internet, de acordo com pesquisadores, a publicação de algumas categorias de “selfies” devem ser repensadas.

As selfies se tornaram uma grande companheira da maioria das pessoas ativas em redes sociais. Não importa o que estamos fazendo, as clássicas fotos de nossos rostos e corpos estão sempre presentes, e por mais que gerem interações legais com nossos seguidores, em alguns casos, podem indicar alguns problemas sérios.

Algumas pessoas, no intuito de conseguirem fama e popularidade através das redes sociais, podem acabar exagerando em suas postagens, compartilhando algumas coisas que não são tão legais ou expondo algumas partes de suas vidas que deveriam ser mais protegidas. Apesar de o conceito de privacidade estar se transformando continuamente na era da internet, de acordo com pesquisadores, a publicação de algumas categorias de “selfies” devem ser repensadas, porque revelam aspectos complicados da personalidade.

Um estudo realizado pela Universidade de Brunel, em Londres, focou em analisar as pessoas que tiram e compartilham selfies, enquanto realizam algum tipo de treinamento, desde academia até crossfit.

Foram realizadas buscas a perfis como esse no Facebook e os pesquisadores analisaram cerca de 555 perfis. Os resultados encontrados revelaram que as pessoas que gostam de se expor durante os treinos podem ser narcisistas.

“Os narcisistas publicaram com mais frequência suas conquistas, motivadas por sua necessidade de atenção e validação da comunidade. Aquelas pessoas que receberam apoio na forma de ‘likes’ se sentiam melhor ao ver que faziam parte da grande massa social.”

A professora de Psicologia da Universidade de Brunel, Dra. Tara Marshall, fez a seguinte declaração:

“Pode não surpreender que as atualizações de status do Facebook reflitam os traços de personalidade das pessoas. No entanto, é importante entender porque as pessoas escrevem sobre determinados tópicos no Facebook, porque suas atualizações podem ser diferencialmente recompensadas com ‘curtidas’ e comentários. Pessoas que recebem mais likes e comentários tendem a experimentar os benefícios da inclusão social, enquanto aquelas que não recebem nenhum sentem-se excluídas.

Embora nossos resultados sugiram que a busca por atenção dos narcisistas seja recompensada, porque recebem mais curtidas e comentários em suas atualizações de status, pode ser que seus amigos do Facebook ofereçam educadamente apoio enquanto desprezam secretamente tais exibições egoístas. Uma maior consciência de como as atualizações de status podem ser percebidas por amigos poderia ajudar as pessoas a evitar tópicos que incomodam mais do que entretêm.”

Pelas considerações de Marshall sobre a pesquisa, podemos entender que nossa busca por atenção, apesar de satisfazer nosso desejo de aceitação através de números, pode nos enganar, já que nem todos que curtem ou comentam em nossas publicações estão realmente felizes por nós ou gostando de nossas postagens.

Algumas são muito melhores quando mantemos apenas para nós mesmos, inclusive certos tipos de selfies.

Portanto, se você conhece alguém que tem o costume de postar selfies exageradamente, especialmente de treinamentos, pode ser uma boa ideia dar uma dica sobre seu comportamento. A busca constante por reconhecimento é uma das características do narcisismo, e pessoas assim costumam ficar sozinhas. Conscientize aqueles de quem gosta.

O que achou da pesquisa? Compartilha dessa opinião? Comente abaixo e compartilhe o artigo em suas redes sociais!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens/dolgachov.



Deixe seu comentário