“Toda escolha implica perda” – Leandro Karnal

A todo momento em nossas vidas, fazemos escolhas, e são elas que determinam o tipo de realidade que vivemos. Muitas vezes, agimos inconsequentemente, acreditando que nossas decisões não são tão importantes assim no grande esquema das coisas, e que não precisamos necessariamente abrir mão de algo para recebermos outra coisa em troca.

Dessa maneira, acabamos por tomar decisões precipitadas, que nos colocam em uma realidade de infelicidade e insatisfação, e sem entender as consequências de nossas próprias atitudes, acabamos culpando o outro por aquilo que nós mesmos plantamos.

Precisamos ganhar a consciência de que nós estamos no comando de nossas vidas, e que cada uma de nossas escolhas corresponde a uma renúncia, cada “sim” acompanha um “não”, e para que possamos viver com plenitude, precisamos aceitar as perdas que acompanham nossas atitudes.

Nem sempre os resultados de nossas escolhas pagam aquilo que tivemos que abandonar pelo caminho, e isso pode nos frustrar infinitamente, mas é assim que aprendemos, com tentativas e erros. Quanto mais nos abrimos para essa realidade, mais aprendemos e mais maduros nos tornamos.

Compreender que a chave para a nossa realização pessoal e felicidade está no equilíbrio entre nossas escolhas é fundamental, e há muitos estudiosos que nos alertam sobre isso.

No vídeo que trazemos abaixo, Leandro Karnal, muito conhecido por suas lições verdadeiras, sem enrolação, nos faz refletir sobre as nossas próprias escolhas. É um vídeo curto mas que nos traz grandes sabedorias para a vida.

Se você sente que precisa fazer melhores escolhas em sua vida, esse pode ser um grande auxílio para começar a refletir e adaptar seu comportamento com a realidade que deseja criar para si mesmo. Confira o vídeo:

E aí, o que você achou da mensagem dada por Karnal? Se gostou, deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos, para que eles também possam fazer essa reflexão!


Direitos autorais da imagem de capa: Artur Meninea/TV Globo



Deixe seu comentário