Toda noite, este estacionamento se transforma em um refúgio seguro para desabrigados

6min. de leitura

A falta de moradia é uma questão séria e que afeta pessoas no mundo todo.



As razões para alguém ter pedido o seu lar são as mais diversas, e, apesar delas, devemos concordar que não ter um lugar no qual possamos descansar ou encontrar as pessoas no final do dia é algo realmente muito triste.

As pessoas desabrigadas enfrentam mais dificuldades do que podemos imaginar. Elas são totalmente vulneráveis, não têm para onde ir, ou seja, um teto para se proteger da chuva, do frio, e improvisam com o que podem para encontrar uma maneira de sobreviver.

Na maioria das vezes, são ignoradas pela sociedade e vistas como um incômodo, mas felizmente nem todos pensam assim, alguns reconhecem a sua situação e fazem o possível para ajudá-las a manter sua dignidade e proteção.


Esse é o caso de uma instituição de caridade australiana, a Beddown, que teve uma ideia genial para acolher os desabrigados.

Ela transformou locais vazios durante a noite em abrigos temporários para pessoas em condição de rua.

Essas pessoas sofrem privação de sono por causa de sua condição de vida, pois têm de estar sempre alertas para se proteger, e isso acarreta outros problemas, como: depressão, diabetes, hipertensão, obesidade, perda de memória. Além disso, pode prejudicar a função cognitiva e levá-las ao uso de álcool ou drogas.

Para ajudá-las, a Beddown pediu a um dos maiores operadores locais de estacionamento, o Secure Parking, para abrigar essas pessoas em seus estacionamentos, à noite, e a empresa concordou em fazer um teste de duas semanas, na cidade de Brisbane.


A instituição também disponibilizou vários serviços aos desabrigados, como aqueles oferecidos por médicos, enfermeiros, dentistas, cabeleireiros. Todos puderem se limpar, ganharam roupas novas e conseguiram acesso a serviços sociais.

“Vamos procurar chegar o mais perto possível de uma cama confortável e adequada para proporcionar aos sem-teto uma ótima noite de sono, esse é o nosso objetivo final. A privação do sono é um grande problema para os desabrigados, portanto, estar em um lugar que ofereça abrigo e seja seguro, seguro e confortável, acreditamos que terá um grande impacto para quem usa o Beddown”, escreveu a associação em sua página do Instagram.

Após os primeiros pilotos e testes, eles chegaram a algumas estatísticas:

  • 41 convidados usaram o Beddown durante o período de teste.
  • 77% deles eram do sexo masculino e 23% eram do sexo feminino.
  • Os hóspedes classificaram o sono em 5 (de 0 a 5) e as camas também em 4.5 (de 0 a 5), em média.
  • 100% dos hóspedes disseram que se sentiram seguros durante a estadia.
  • Por exceder a capacidade de acomodações, nove pessoas não foram aceitas em uma noite.
  • A pessoa mais jovem que tentou acessar o Beddown tinha apenas 15 anos de idade.

Projeto ganha vida

“Foi ótimo começar a dar vida à visão de Beddown, na noite passada, com um grupo de nossos incríveis voluntários. Obrigado ao nosso incrível grupo de voluntários que chegaram no sábado à noite para nos ajudar a testar e montar algumas camas. Embora, como esperado, tivéssemos alguns desafios a superar, foi incrível começar a dar vida ao Beddown. O Beddown fornecerá uma resposta imediata a quem dorme na rua para ter acesso a um abrigo seguro e protegido, a uma cama confortável e uma ótima noite de sono. Trabalharemos com nossos outros parceiros de colaboração para fornecer soluções de longo prazo e fazer o trâmite de nossos hóspedes para acomodações, educação e oportunidades de emprego e, finalmente, começarmos os negócios (esta é a visão)”, disseram os idealizadores do projeto em uma de suas postagens no Instagram.

Algumas das pessoas desabrigadas que passaram pelo projeto fizeram comentários sobre suas experiências: “Depois de passar a semana aqui, dormir bem à noite e ter uma rotina, me lembrei de como é a vida e me internei na reabilitação por seis meses. Sendo capaz de dormir à noite toda e longe das drogas, fico mais desperto durante o dia e não uso drogas há oito dias. […] É a primeira vez que sonho há anos; não preciso me vigiar aqui.”

Que iniciativa incrível! Todos merecem ser tratados com respeito e dignidade. Não sabemos o dia de amanhã, por isso devemos fazer o que pudermos para as outras pessoas e semear um carma mais positivo para nós mesmos.

Deixamos aqui nosso agradecimento aos voluntários do projeto e o desejo de que cada vez mais iniciativas como essa se tornem comuns.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais das imagens utilizadas no texto: Beddown.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 22/11/2019 às 2:54






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.