publicidade

Toda vez que você se estressa, libera hormônios que podem detonar o seu coração!

O alto nível de estresse é um fator alarmante e que deve ser administrado com muita responsabilidade para que não se torne um risco para nossas vidas.

Todos nós sabemos que o estresse é um dos principais inimigos de uma vida de qualidade. Quando vivemos uma rotina extremamente cansativa e não temos tempo para nos recuperarmos direito, começamos a sofrer as consequências do estresse, que vão desde o físico até o psicológico, o que pode nos ocasionar diversas condições e até mesmo diminuir nossa expectativa de vida.



A vida adulta é cheia de preocupações e responsabilidades. Trabalho, relacionamentos, vida pessoal, são muitos os fatores que influenciam em nossa saúde mental, mas precisamos encontrar uma maneira de manter um equilíbrio saudável entre tudo isso, senão podemos expor nossos corações a um nível de estresse tão grande que possa lhes causar danos irreversíveis!

A cardiologista Maria Ângela Plácido revelou que as pessoas que possuem muito estresse em sua rotina liberam uma grande quantidade de hormônios que afeta diretamente o organismo, entre eles a adrenalina. “Ela atua aumentando os batimentos cardíacos e a pressão arterial, o que pode culminar em um ataque cardíaco e até levar à morte”, disse, segundo o site Minha Vida.

Mas não para por aí! O cortisol também é um grande vilão da saúde e quando liberado em pessoas que passam por diversas situações estressantes diariamente, e já sofrem de doenças cardiovasculares, pode levar à morte.

Essa foi a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da VU University Medical Center, na Holanda, e outros centros de pesquisa nos EUA e na Itália, e publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.

O objetivo principal do estudo foi analisar se existia alguma ligação entre os níveis de cortisol na urina e risco de morte em pessoas idosas. Entre 1998 e 2000, os pesquisadores inscreveram idosos com 65 anos ou mais para participar da pesquisa.


Os participantes forneciam urinadas todos os dias e o nível de cortisol era analisada em cada uma delas. Pessoas que usavam medicações específicas ou tinham determinadas condições médicas que poderiam afetar os níveis de cortisol foram excluídas, o que totalizou 861 idosos.

Todos os participantes foram monitorados por seis anos para contabilizar quantos continuavam vivos. Os pesquisadores, então, analisaram se o nível de cortisol no início do estudo previa a probabilidade de um dos pesquisados morrer durante o período de acompanhamento devido a qualquer causa ou doença cardiovascular.


Durante o período da pesquisa, 183 dos 861 participantes morreram (21,3%). Cerca de 4,7% deles (41 pessoas) morreram por causas cardiovasculares. Além disso, os participantes que tinham níveis mais altos de cortisol tiveram um risco 74% maior de morte durante o acompanhamento.

O nível de cortisol na urina, quando o estudo começou, foi capaz de prever a probabilidade de morte por causas cardiovasculares, mas não por causas não cardiovasculares. Para cada aumento de 48 microgramas nos níveis de cortisol, houve um aumento de 42% no risco de morte por doença cardiovascular durante o acompanhamento, uma porcentagem muito elevada, que levou os pesquisadores a concluírem que “altos níveis de cortisol predizem fortemente a morte cardiovascular entre pessoas com e sem doença cardiovascular preexistente”.

Como se vê, o alto nível de estresse é um fator alarmante e que deve ser administrado com muita responsabilidade para que não se torne um risco para nossas vidas.

Como lidar com estresse de forma saudável

De acordo com Laurie Cameron, fundadora e CEO da consultoria PurposeBlue, focada em programas de liderança baseados em mindfulness que criam resiliência, criatividade e engajamento, uma das grandes maneiras de combater o estresse é através de exercícios de respiração.

Ela sugere dois, um deles se chama “STOP”, um acrônimo que inglês significa parar, respirar, observar e depois prosseguir. “Quando paramos e olhamos para dentro, direcionamos atenção para a nossa experiência interna e temos clareza do que está acontecendo no momento estressante”, explica.

O outro exercício consiste em fazer “três respirações“: a primeira dá atenção ao estresse, a segunda relaxa o corpo e a terceira percebe o que é importante agora. O objetivo é manter as pessoas focadas no que realmente importa.

Ela recomenda dedicar alguns minutos todos os dias para praticar as respirações: “É construindo os ‘músculos’ e a maneira padrão de resposta que terá esse instinto quando estiver em estado de estresse”, diz.

Além dessas dicas, também existem as mais clássicas: exercitar-se todos os dias, trazer a mente para o momento presente, dormir bem e cuidar de todos os hábitos de vida.

Precisamos aprender a lidar com o estresse de uma maneira saudável. Nunca estaremos totalmente livres dele, mas quando sabemos como nos manter controlados em momentos estressantes, deixamos de ser influenciados por ele e preservamos nossa qualidade de vida.


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Ion Chiosea/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.