4min. de leitura

Todo cuidado é pouco quando a sua privacidade está a um simples clique

Cuidado, a sua privacidade está a um simples clique!


O que era privacidade se tornou transparência. Nós definitivamente amamos a internet e às redes sociais. É nessas plataformas que encontramos e nos conectamos com o bem e com o mal, com o real e com o ilusório, sem uma definição de qual é o limite entre o público e o privado.

Assim como vemos e falamos virtualmente com pessoas, e procuramos algo, outros têm a mesma atitude, e o fazem com boas intenções. Sabemos que, ao mesmo tempo em que a internet se tornou a mídia mais importante de informação e comunicação entre as pessoas, também há aquelas pessoas mal-intencionadas, com propósitos definidos de propagar o mal para obter atenção, popularidade e curtidas, ou simplesmente fazer o mal por maldade mesmo.

Nesse mundo digital, precisamos entender que existe muito mais que boas vibrações, hashtags e compartilhamentos. Existe o outro, o que é muito diferente do que chamamos de “eu” e de “nós”. Com tantas pessoas conectadas, bem sabemos que as informações nunca foram tão acessíveis como agora.


Muitas vezes não temos noção do quão expostos ficamos para um estranho na internet. Mostramos o que não queremos para pessoas que não conhecemos. Perdemos muito tempo conectados, tempo suficiente para mostrar o que não se tem ideia aos olhos daquele a quem pode chegar.

Sua postagem é realmente necessária?

É preciso darmos mais importância ao que vamos postar e que tenhamos cuidado de averiguar se aquela postagem se faz necessária, senão sairemos prejudicados ou prejudicaremos alguém.

Internet é um ambiente livre e acessível a todos, com extensa vulnerabilidade da privacidade e segurança, tanto nossa quanto da outra pessoa que expomos. Assegure-se se realmente vai valer a pena o que vai colocar em sua timeline, tenha consciência do perigo que pode ser uma exposição pública e aonde isso pode chegar.


Tenha maturidade e avalie seu comportamento, pense e repense se você pode ou deve fazer o que pretende por meio das redes sociais, pois pode ser que, daqui a um tempo, você  verá que o que colocou não era tão importante assim e descobrirá que tudo não passou de mera ilusão, acarretando desconforto para si e os outros. E lembre-se: depois de feito, fica difícil e complicado desfazer, porque a exposição não foi somente para um único endereço e, sim, para uma multidão.

Cuidado com o ódio e o preconceito nos seus comentários

Contenha suas opiniões em ambientes digitais e, se for opinar, tome cuidado com os trocadilhos, que muitas vezes levam ao preconceito e ao ódio, um panorama negativo que se amplifica e aprofunda em comentários desagradáveis de pessoas que nem sabemos quem são.

Utilize a internet com sabedoria. Uma tela e um teclado, quando manipulados de forma exagerada e perigosa, podem desconfigurar toda uma vida, podendo não haver chances de a pessoa e/ou situação exposta formatar seu perfil humano nem desbloquear sua privacidade.

As pessoas estão mais dispostas a simular um jeito de ser do que mostrar quem de fato são.

Todo cuidado é pouco quando a exposição de uma vida e sua intimidade estão ao alcance de um simples clique.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.