Todos cometemos erros e eles são nossos maiores professores!

6min. de leitura

Já ouviu falar que é errando que se aprende? Pois é, isso é mais que verdadeiro! Querendo ou não, passaremos por essa existência errando, e errando muito.

É preciso sempre tomar cuidado com os nossos erros e principalmente, com a forma de errar. Existem vários tipos de erros sendo cometidos, mesmo que estejamos cientes ou não.



Podemos errar na escolha de uma pessoa que julgamos ser amiga (e não o é) ou de um novo relacionamento que só trará problemas. Podemos errar na conduta diária, nos excessos e nas faltas. Podemos errar na opção por uma roupa inadequada (e sermos criticados por isso), em sermos rudes ou deselegantes com alguém, em uma frase colocada na hora errada ou de forma inapropriada. Podemos errar sendo grosseiros com alguém (nos fazendo arrepender na sequência), brigando sem necessidade, sendo injustos ou descorteses, fazendo fofoca, cuidando da vida dos outros, usando alguém para conseguir algo na vida, sendo cruéis, querendo levar vantagem em tudo, mentindo/omitindo, e por aí vai. São tantos erros que podemos cometer, que daria uma lista gigante!

Quando errarmos, o ideal é pedirmos perdão e voltarmos atrás. Só que isso é extremamente difícil para muitas pessoas. Se alguém disser que não comete erros, estará mentindo (e muito!).

Na realidade, quando conseguimos analisar os erros dos outros, sem criticar e interferir. Eles podem e devem ser um grande espelho, para nos fazer perceber e entender as diferenças da vida e das pessoas. É observando que podemos aprender com os outros. Isso serve para tudo!


Nossos erros, cometidos e autoanalisados, farão com que tenhamos uma nova atitude, desde que aceitemos o erro e consigamos corrigi-lo na sequência, levando-o, assim, como experiência para a nossa vida.

Claro que nem todo erro será fácil de mudar, corrigir ou até mesmo consertar, mas o importante é a percepção do mesmo e a frase que deve ser dita em seguida: “Por favor, me perdoe”.

Quando ferimos alguém de verdade, fica mais complicado mudar essa energia. Até porque tem feridas que demoram para cicatrizar. Só que nada é impossível, quando mostramos ao mundo que somos uma nova pessoa e estamos sujeitos a cometer erros. Todo mundo erra e o perdão deve servir para todos.


Vale lembrar que a alta frequência de erros poderá definir a pessoa como mau caráter. Isso não é nada bom! Então, todo cuidado é pouco. A vida passa, os erros passam, mas a imagem negativa do ser humano em suas atitudes pode ficar para sempre.

O ideal é criarmos sempre boas impressões. Errou? Desculpe-se e mostre o melhor de si mesmo, na sequência. Como diz aquele ditado popular: “Errar é humano, mas persistir no erro é burrice”.

Vamos então perceber onde estamos errando, mudar a vibração/energia e focar nos acertos.

Vamos nos desculpar com aqueles que praticamos um ou mais erros. Vamos mostrar a nossa humildade e mudar o cenário das coisas. Vamos nos tornar seres humanos de verdade, sujeitos a cometer erros, e ao mesmo tempo, procurar ser mais assertivos. Vamos acertar mais e errar menos. Vamos ser pessoas melhores e fazer o melhor que pudermos. Vamos enfrentar a vida, saber errar, não ficar presos nos erros e mostrar que queremos e podemos ser pessoas melhores. Vamos nos conhecer melhor a cada dia e saber onde estamos errando.
Vamos nos desconectar dos defeitos e mostrar as forças que temos e as centenas de qualidades que existem dentro de nós.

Para ser feliz é preciso se conhecer melhor, aceitar-se, amar-se e lutar diariamente com a gente mesmo, em busca de nos tornarmos pessoas melhores a cada instante.

Não é difícil mudar para melhor. Nada é tão difícil ou tão complicado na vida quando queremos mudar. E hoje em dia, mais do que nunca, é necessário sempre mostrar-se como um ser melhor.

Então, daqui pra frente, vamos pensar melhor. O que passou, passou! Foco no acerto, agora e sempre. Vamos pensar da seguinte forma: hoje à noite eu serei uma pessoa melhor e amanhã, serei melhor ainda. E ser melhor do que ontem não é deixar de errar e sim, saber que não se pode persistir nos erros diários.

Vamos procurar acertar bastante daqui pra frente? Vamos mostrar todas as nossas qualidades?

Todos nós sabemos que podemos nos tornar seres humanos mais esclarecidos e melhores a cada dia. Então, vamos que vamos!

O mundo quer e espera o melhor de cada um de nós. Então, boa sorte pra gente!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: essa ardni / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 30/04/2018 às 6:32






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.