Tomar mate faz as pessoas felizes e saudáveis. Os benefícios são apoiados pela ciência!

4min. de leitura

Descubra por que a erva-mate é fundamental para uma vida mais feliz e saudável!



A erva-mate faz parte da vida de muitos brasileiros. Nos estados mais frios, é consumida como chimarrão, e nos mais quentes, como tereré. Além de proporcionar momentos de relaxamento e conexão, ela também pode fazer bem para a nossa saúde, e está na lista dos “alimentos da felicidade”.

Mas como a erva-mate pode contribuir para a nossa felicidade? Mostramos abaixo alguns benefícios incríveis dessa erva tão tradicional apoiados pela ciência.

3 benefícios comprovados da erva-mate para a nossa saúde:


1. Ela é rica em antioxidantes e nutrientes

Um estudo realizado pelo Departamento de Ciência da Comida e Nutrição Humana da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que a erva-mate contém vários nutrientes benéficos, incluindo:

  • Xantinas: compostos que atuam como estimulantes; incluem cafeína e teobromina, que também é encontrada em chá, café e chocolate.
  • Derivados de cafeína: esses compostos são os principais antioxidantes promotores de saúde do chá.
  • Saponinas: compostos amargos, com certas propriedades anti-inflamatórias e redutoras de colesterol.
  • Polifenóis: grande grupo de antioxidantes associado ao risco reduzido de muitas doenças.

2. A erva pode ajudar-nos a melhorar o desempenho físico

Como essa erva possui dose moderada de cafeína, também pode proporcionar benefícios similares de desempenho físico. Um estudo da mesma universidade mostrou que aqueles que receberam uma cápsula de 1 grama de erva-mate moída imediatamente antes de exercícios físicos queimaram 24% mais gordura durante atividade de intensidade moderada.

A quantidade ideal de erva-mate a ser consumida antes do exercício ainda é desconhecida, mas ela não deixa de ser estimulante para a nossa rotina de exercícios físicos.



3. Pode diminuir o risco de doença cardíaca

A erva-mate contém compostos antioxidantes, como derivados de cafeína e polifenóis, que podem proteger contra doenças cardíacas. Um estudo do mesmo departamento da Universidade de Illinois mostrou que a erva parece reduzir os níveis de colesterol em humanos.

O estudo durou 40 dias; nesse período, os participantes que ingeriram 330 ml de erva-mate por dia reduziram seus “maus” níveis de colesterol LDL de 8,6 a 13,1%. São necessários mais estudos antes de conclusões mais sérias serem tomadas, mas esse resultado se mostrou promissor.

Quantos benefícios! Aposto que você não esperava por eles!

Essas evidências apenas nos mostram que devemos valorizar mais os momentos sozinhos ou com os amigos conversando e tomando nosso chimarrão/tereré.

Compartilharemos momentos divertidos com as pessoas importantes para nós, além de cuidar da nossa saúde. Uma vida fisicamente ativa, boas companhias e um mate para acompanhar nos trarão muita saúde e alegria!

O que achou da notícia? Toma muito chimarrão ou tereré?

Comente abaixo e compartilhe com os amigos!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 08/03/2020 às 4:36






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.