4min. de leitura

Tome cuidado ao contar seus sonhos e planos a alguém!

É preciso ter cuidado ao contar nossos planos! Nem todo mundo que está a nossa volta deseja o nosso sucesso.

Muitos de nós somos criados ouvindo que devemos compartilhar nossos sonhos e planos com aqueles ao nosso redor, porque essas pessoas querem nosso bem e sempre nos ajudarão. Dessa maneira, saímos compartilhando nossas metas e conquistas com todos a nossa volta, principalmente nas redes sociais. Falamos sobre a nova oferta de emprego, a viagem planejada, o dinheiro inesperado, certos de que todos estão torcendo por nós.


No entanto, a verdade é que precisamos ter cuidado, porque nem todo mundo que está a nossa volta realmente deseja o nosso sucesso.

De fato, estudos sugerem que, se quisermos ser bem-sucedidos, precisamos parar de compartilhar nossos planos com outras pessoas, principalmente aqueles que se referem aos nossos objetivos de identidade, porque esses sofrem grande influência percepções de outras pessoas sobre nós.

Podemos citar um exemplo bem comum dessa influência em nossas vidas. Por exemplo, temos desde crianças, o sonho de seguir uma determinada profissão, mas nossos pais e amigos nos dizem que não temos o que é preciso para sermos bem-sucedidos nessa área. Motivados por suas opiniões, podemos abandonar esse sonho, mesmo acreditando em nossa capacidade de sucesso.


Os elogios de outras pessoas não nos motivam tanto quanto nós mesmos

Nós temos mais chances de sucesso em nossas metas quando perseguimos aquilo que realmente é importante para nós, do que quando agimos apenas em busca de validação e aceitação externa.

Um estudo realizado com alunos os orientou a anotarem seus objetivos semanais em um pedaço de papel e entregá-los aos pesquisadores. Alguns alunos foram informados de que seus objetivos seriam analisados, e outros não. Os alunos que sabiam da análise dos objetivos fizeram menos trabalho para alcançá-los do que aqueles que não sabiam.

Isso mostra que nem sempre o conhecimento de outras pessoas sobre nossos objetivos é uma fonte de motivação para nós.



Muitas vezes, tudo o que precisamos é confiar em nós mesmos

Quando nós dizemos ao mundo nossos objetivos de vida, podemos despertar nas outras pessoas algo muito negativo: elas questionam o porquê não conseguem as coisas como nós e, muitas vezes, tentam nos sabotar para se sentirem mais felizes consigo mesmas.

Isso acontece em todas as esferas de nossas vidas e com as pessoas que menos imaginamos que poderiam nos sabotar.

Seja mais atento e consciente dos relacionamentos que cultiva. Da próxima vez em que definir uma meta para si mesmo, questione-se o porquê está fazendo isso e se realmente é para se fazer feliz e não para agradar a outras pessoas.

Você sempre pode contar consigo mesmo, por mais que aprenda que o melhor apoio vem de outras pessoas.

Dê mais crédito a si mesmo. Tudo o que você precisa para ser bem-sucedido está mais perto do que você imagina!


Direitos autorais da imagem de capa: Kristina Flour / Unsplash





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.