Trabalhar com um amigo torna ambos mais felizes e produtivos, diz estudo



Criar vínculos de amizade no trabalho nos traz mais motivação, alegria e aumenta a produtividade, foi o que concluiu um estudo. Confira!

Muitos de nós passamos muito mais tempo em nossos trabalhos do que em nossas casas, por esse motivo nos esforçamos para ter uma boa convivência com as pessoas que estão ao nosso lado todos os dias, tanto para que o trabalho seja feito com harmonia e qualidade, quanto para que possamos criar vínculos de amizade e companheirismo com essas pessoas.

Ter alguém de quem gostamos e em que confiamos no trabalho é muito importante, porque sabemos que não estaremos sozinhos por lá, sempre teremos alguém para nos apoiar nos dias difíceis e comemorar as conquistas ao nosso lado.

Criar vínculos de amizade no trabalho também nos traz mais motivação, alegria e aumenta a produtividade, foi o que concluiu um estudo realizado pela empresa global especializada em recursos humanos Gallup.

Abaixo apresentamos algumas evidências alcançadas pelo estudo.

Existe uma dinâmica que pode gerar inovações para melhorar a empresa

Quando os funcionários de uma empresa mantêm uma relação de amizade, são mais propensos a trabalhar mais empenhados em inovações, o que faz com que eles sejam melhores avaliados por seus superiores, aumentam os lucros da empresa e, consequentemente, os salários dos funcionários. Além disso, os sentimentos de cansaço e estresse no final do dia são reduzidos.

As probabilidades de acontecer um acidente no trabalho são 36% menores

O estudo descobriu que de 6 de cada 10 empresas que possuem funcionários com relações de amizade verdadeira, 36% possuem menos acidentes de trabalho. A justificativa é que, como os funcionários são amigos e desejam o bem um do outro, são muito mais atentos e cuidadosos em suas próprias funções.

Dois terços das mulheres acreditam que trabalhar junto a um amigo é essencial para a qualidade do trabalho

Quando buscamos um trabalho, o que mais priorizamos é a possibilidade de crescimento na empresa, salário e benefícios, mas aparentemente as mulheres possuem uma exigência em especial. Dois terços das mulheres entrevistadas disseram que um ambiente de interações sociais positivas também é fundamental para a qualidade do trabalho.



Ter um amigo no trabalho motiva os funcionários

O estudo mostrou que quando os funcionários possuem um amigo no trabalho sentem-se muito mais motivados a ir trabalhar, porque sabem que lá terão uma boa companhia durante o dia.

Os funcionários que possuem amigos no trabalho são sete vezes mais propensos a se envolverem nos projetos da empresa, agregando conhecimentos e melhorando os resultados. Também se tornam mais fiéis e possuem menos chances de aceitarem outras oportunidades. O estudo também indicou demonstrou que 50% dos funcionários que podem trabalhar junto a seus amigos criam uma relação mais do que profissional com a empresa.

Como podemos perceber, ter um amigo no trabalho traz muitos benefícios para todos. No entanto, é preciso ter muita maturidade e sabedoria para não confundir as coisas e desperdiçar uma grande oportunidade.

O que você nos conta sobre trabalhar com um amigo? Comente abaixo e marque um grande amigo que conheceu no trabalho!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: © Grey´s Anatomy/abc.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.