Três movimentos para a vida: gratidão, permissão e leveza!

Qual é o peso que o seu passado ocupa no seu presente?



E o quanto de futuro existe no seu presente?

A grande questão da atualidade reside na permissão em viver o aqui-e-agora.

A Gestalt-terapia traz o aqui-e-agora como a ideia de que o presente é responsável por ele mesmo, de modo que viver o momento atual significa comprometer-se com a realidade, um passo na direção da tomada de consciência sobre quem se é, o que possibilita a adaptação de desejos, pensamentos e sentimentos.


Não há como desfrutar de um presente que carrega o “peso” do passado ou a ânsia do futuro. Mas há a possibilidade de fazer escolhas. Lembre-se, você sempre pode escolher!

Você pode escolher carregar com você aquilo que do passado ainda pesa, ou, pode levá-lo numa mala de rodinhas e deixá-lo mais leve.

Você pode escolher sempre tentar antecipar eventos futuros – e junto com eles preocupações, medos e sentimentos negativos -, ou, pode começar a direcionar sua atenção para aquilo que é passível de ser realizado nesse momento.


Não, não é tão simples assim. Mas, na medida em que você retirar o “não vai dar certo” e substituí-lo pelo “vou tentar”, o seu cérebro começará a entender esse comando, e, o que antes não tinha chance, começará a ser encarado como possibilidade.

Então, quem sabe valha a pena você inserir três movimentos na sua vida:

  • Gratidão
  • Permissão
  • Leveza

Nosso passado nem sempre é um local tranquilo. Nele encontram-se eventos pelos quais talvez não gostaríamos de ter passado, perdas, traumas, medos, lágrimas. Mas, é também ali que se encontram coisas que hoje traduzimos como saudade. Seja do jeito que foi, o passado contribuiu para que você se tornasse o que é hoje e por isso, agradeça. Permita-se olhar para o que passou e ser grato. Sem culpa, sem peso, sem julgamento. Quando você torna-se capaz de olhar com gratidão para o que passou, você desata os nós que te impedem de avançar.

Permissão é outro comando que seu cérebro pode começar a entender. Você pode ensiná-lo que você é merecedor de um mundo de coisas boas. É possível ser feliz e vivenciar o que você deseja. Há quanto tempo você não se permite fazer o que gosta? Há quanto tempo você não se permite viajar? Brincar? “Não fazer nada”? Há quanto tempo você não faz algo pela primeira vez?

Lembra que é sempre possível fazer escolhas? Sugiro que você escolha a leveza – a vida pode ser leve! Nem tudo precisa ser lembranças de um passado doloroso, nem tudo precisa gerar ansiedade por um futuro próximo. Permita-se desfrutar daquilo que é possível hoje, aqui-e-agora. Caminhe com o que você tem, leve consigo a vontade, a humildade, a força e tudo o que lhe faz bem, jogue fora a culpa, a cobrança, o perfeccionismo. Deixe sua bagagem – e sua vida – leve. Olhe para o seu processo e perceba se, frente a tudo o que estava a seu alcance você fez, olhe para aquilo que é sua responsabilidade, meça novamente seus braços e se permita dizer “eu não consigo abraçar todos os problemas do mundo”.

Agradeça,  permita-se!

Que seja leve!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.