publicidade

Três segredos para uma relação amorosa agradável, profunda e estável:

Existem vários fatores envolvidos nos relacionamentos amorosos profundos e duradouros.



Segundo técnicas de coaching, existem três segredos capazes de construir, ou reconstruir, uma relação amorosa agradável, profunda e estável:

1. Ajuda mútua

O primeiro segredo é ajudar-se mutuamente, não é ajudar o outro e sim ajudar um ao outro. Tem gente que entra num relacionamento com o intuito de cuidar do outro, de servir, de se doar. Não há problema nenhum nisso, contanto que haja reciprocidade. Se o cuidado e a doação vêm apenas de uma parte, automaticamente, o relacionamento fica desequilibrado e tende ao fracasso.

Há muitos relacionamentos que sobrevivem à base desse vício de “amar por dois”. Todos nós precisamos de alguém para nos ajudar a viver melhor, a enfrentar os desafios da vida, mas precisamos ajudar o outro também. Não deve existir explorador e explorado. Apenas quando duas pessoas se importam e cuidam uma da outra, elas se ligam, conectam-se. Caso contrário, não há conexão, ou esta é desfeita.

Nos relacionamentos duradouros as pessoas presenteiam-se continuamente, não necessariamente com coisas materiais, mas com expressões dos seus sentimentos. É muito importante que haja um convite para que ambos contribuam para a vida um do outro.



2. Projeto em comum

Nossas programações mentais são direcionadas a alcançar um relacionamento e não a mantê-lo. Portanto, é primordial ter um projeto em comum. Não se trata apenas de afinidades, e sim estabelecer um propósito a ser construído em conjunto.

Não vale cogitações como “Um dia eu gostaria de…”, e sim objetivos concretos, com metas a serem atingidas para a realização de um objetivo maior.

O que desgasta os relacionamentos não é a quantidade de tempo que os casais passam juntos, mas sim a falta de projetos. É preciso uma programação em comum para que a relação viva, e não apenas sobreviva.


Os deveres como cuidar da casa, dos filhos e da própria saúde, por exemplo, dificilmente mantém um relacionamento agradável e estável, se não forem combinados com um projeto. É preciso que ambos construam juntos alguma coisa que irá ajudá-los a crescerem juntos, assim como poderá ajudar também outros casais. Esse recurso que gera uma conexão mais profunda.


3. Admiração é uma condição do amor

A admiração não pode desaparecer, pois é uma das condições do amor. Consideração e gratidão não devem ser confundidas com admiração. Não dá para viver de passado. Os sentimentos precisam ser alimentados constantemente.

E como fazer com que o outro continue nos admirando?

É preciso combater nossos pontos fracos, e estarmos em constante melhora e crescimento para atrairmos a admiração constante. Por exemplo, aprender outro idioma, aprender um instrumento, criar um projeto para divulgação do próprio trabalho, focar em um projeto para melhorar de vida e programar-se para sua realização, fazer artes marciais ou dança para melhorar a coordenação motora, etc.

É importante ressaltar que, cuidar do nosso desenvolvimento é algo extremamente natural, que não deve ser feito apenas para manter um relacionamento, mas, principalmente, para manter a admiração por nós mesmos, pela nossa própria vida, na manutenção do amor-próprio.
____________

Direitos autorais da imagem de capa: deagreez / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.