Tudo em nossa vida acontece por algum motivo. Não há acaso nos planos de Deus!

5min. de leitura

Eu gosto de  pensar que nada na vida da gente acontece por acaso.



Na verdade, não se trata meramente de “pensar” assim, é fato que tudo acontece na vida da gente por algum motivo, muitos dos quais sequer conseguimos imaginar conscientemente.

É aquela velha história, há mais entre o céu e a terra do que julga a nossa vã filosofia e, indo, além, acredito firmemente que não há acaso nos planos de Deus!

Sendo assim, ainda que nos seja oportunizado o livre-arbítrio, acho correto pensar que essa liberdade existe dentro de alguns limites, os quais vão além dos já conhecidos (o meu limite termina onde começa o do outro), e por isso dou como certa a existência de um limite externo à natureza de cada um de nós, mas, intimamente ligado à consciência universal, ao propósito divino, para cada um de nós nessa jornada aqui na Terra e, que por si só, refletem em nossa própria experiência individual.

Tenha você um credo (uma religião) ou não, creio que não se pode pensar que viemos a esse mundo a passeio. Eu, pelo menos, estou certa disso!


Isso me faz concluir também que há inúmeras coisas das quais sequer temos conhecimento conscientemente e que, de certo modo, acabam por influenciar nossa tomada de decisões (livre-arbitrio) pois, (in)conscientemente  seguimos nesse mundo com um propósito individual que também é universal, ao tempo em que cada ato/palavra/pensamento/sentimento nosso influencia não só a nós mesmos, como também influencia e repercute na vida das pessoas ao nosso redor e assim em diante, como num efeito dominó!

Ter essa consciência nos permite perceber que as pessoas também não surgem em nossas vidas por acaso.

Por maior ou menor tempo que permaneçam em nossas vidas, cada pessoa deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.  E, sem sombra de dúvida, essa aproximação contribuiu de alguma forma para a nossa própria história ou para a história da outra pessoa.

É um leve despertar de sentimentos/emoções/consciência, é um provocar novas atitudes/reflexões, é um incentivar a quebra de paradigmas, a curiosidade por assuntos/coisas/situações/pessoas diferentes do nosso “mundinho” diário.


Pois bem, partindo desses pressupostos, entendo correto afirmar que tudo o que acontece em nossas vidas revela a concretização do nosso mais íntimo propósito! Quer estejamos conscientes disso ou não!

Aceitar tal situação nos coloca em posição de direção, de comando da nossa própria vida. É como ter a certeza que você sabe para onde está (se) guiando, pois, lá no fundo da alma, você realmente sabe para onde deve/quer ir e que, de uma forma ou de  outra, você chegará até lá.

Ter o comando da nossa vida, por outro lado, nos possibilita assumir a responsabilidade por tudo o que nos acontece.

Possibilita-nos ter domínio de nós mesmos e não nos sujeitar a viver coisas/situações/pessoas que não refletem o que de fato desejamos e merecemos viver!

Significa simplesmente abandonar a condição de vítimas, porque sabemos que todos estamos contribuindo, de um modo ou de outro, para a construção da nossa própria história de vida e da outra pessoa, pois nada acontece sem que tenha algum significado, alguma finalidade ao nosso propósito individual.

Guiando o leme da nosso próprio barco, obtemos o desprendimento necessário para observar (inclusive a nós mesmos), sem julgar e sem culpar, para exercer a paciência na espera do tempo que por vezes insistimos que seja o nosso e para aceitarmos qualquer situação que estejamos vivendo no momento, com a certeza de que nada é definitivo e que isso nada mais representa que um passo dado no caminho que escolhemos trilhar antes mesmo de “nascer” nesse mundo.

Aceitando as coisas como elas são, estamos assumindo a responsabilidade pelas nossas vidas! Estamos exteriorizando a divindade e a eternidade da alma, a incondicionalidade do amor divino… é a própria transcendência do ser!

Com carinho,

Kelly Coimbra

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: rsndetre / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.