Notícias

Uber passa a mostrar destino e valor aos motoristas antes de as corridas serem aceitas

Foto: Depositphotos.com
Uberrr

Motoristas da Uber passaram a saber o valor e o destino das corridas antes de aceitarem ou não as viagens. A atualização foi anunciada pela empresa nesta terça-feira, dia 5, e já está valendo em cidades de médio e grande porte e nas regiões metropolitanas das capitais.

Segundo a plataforma, o valor da corrida já era mostrado desde 2020 como teste para motoristas de centenas de cidades, como os municípios da Região Metropolitana do Rio. Já o recurso de destino detalhado foi testado em um grupo menor de cidades.

Antes, os motoristas tinham acesso prévio à região de destino e só conheciam o endereço final quando a viagem tinha início, o que, de acordo com entidades do setor, gerava reclamações dos colaboradores por conta, principalmente, de questões de segurança.

Além disso, o valor da viagem era calculado apenas com base em valores fixos de tempo e distância da corrida, e a tela de solicitação mostrava somente uma estimativa do percurso até o ponto de encontro do usuário. Agora, o valor que o motorista receberá também passa a ser exibida no cartão de oferta, como é chamada a tela em que o motorista recebe a solicitação de corrida, e onde pode aceitar ou recusar o chamado.

Para que o motorista saiba exatamente o quanto vai ganhar por uma viagem antes de aceitá-la, o cálculo deixa de ser fixo e passa a incluir mais variáveis além de tempo e distância, como o trajeto até o passageiro, o horário do dia e o perfil da viagem. A nova atualização também passa a informar ao motorista o valor adicional que ele vai ganhar nos momentos de alta demanda, quando o preço dinâmico é ativado.

O objetivo da atualização, de acordo com a plataforma, é trazer mais clareza para os motoristas, “sem prejudicar a experiência dos usuários”.

Ainda segundo a Uber, para quem usa o serviço, não vai haver mudanças. “Da mesma forma que o preço final pode ser diferente caso haja mudança significativa em relação ao pedido original da viagem, com alteração de rota ou mudança no local de encerramento, o valor dos ganhos do motorista parceiro também pode ser atualizado proporcionalmente”, explicou a companhia.

Corridas canceladas

O cancelamento de corridas logo após serem aceitas é uma reclamação constante entre usuários de transporte por aplicativo. Por conta dos altos custos do trabalho, impactado principalmente pelos preços dos combustíveis, muitos motoristas passaram a selecionar as viagens mais vantajosas.

Para os motoristas, saber o destino é ótimo. É uma demanda antiga, muito relacionada a nossa segurança. Já o valor das corridas, aqui no Rio nós já sabíamos, e pouco mudou efetivamente. O que tem acontecido é que os valores das corridas para os passageiros aumentou, mas o ganho dos motoristas não foi reajustado. Enquanto não houver reajuste das corridas, o número de cancelamentos ainda vai continuar acontecendo, infelizmente – avalia Luiz Corrêa, presidente do Sindicato dos Prestadores de Serviço por Aplicativo do Rio (Sindmobi).

0 %