4min. de leitura

Um incrível vídeo que nos ensina uma das mais importantes lições da vida: saber quando desistir

Temos o costume de viver a vida com pressa, como se estivéssemos em constante competição com as pessoas ao nosso redor e como se o nosso sucesso dependesse do quanto conseguimos deixar o outro para trás.


O segredo da vida não é a pressa, mas o equilíbrio, saber os momentos em que devemos relaxar e os momentos em que devemos aumentar o ritmo, mas essa nem sempre é uma lição fácil de ser aprendida.

A armadilha do “investimento emocional

Muitas vezes, mesmo sem perceber, caímos em uma armadilha mortal conhecida como “inversão emocional”. Sentimos, emocionalmente, a necessidade de nos libertar de um relacionamento, trabalho ou projeto, mas como investimos muito tempo, sentimentos e esforço nessas coisas, não conseguimos abrir mão.

Isso acontece em todas as áreas da vida, e especialmente em relacionamentos. Passamos tanto tempo ao lado de uma pessoa, investimos e sacrificamos tanto para estar com ela que não acreditamos que podemos viver sem sua presença, que separar não vale a pena, mesmo que tenhamos perdido o desejo.


No entanto, esse esforço contra produtivo aos poucos vai prejudicando nossas vidas de dentro para fora. Cada dia novo é um desafio que temos que vencer e muitas vezes parece que não conseguiremos superar. Damos cada vez mais de nós mesmos e ao final ficamos sem nada, sem alegria, motivação, inspiração.

O vídeo que apresentamos abaixo mostra de maneira muito clara essa nossa compulsão em manter em nossas vidas situações que não nos fazem bem, em acreditar que nossas vidas serão piores se perdermos aquilo que temos hoje. Também promove uma reflexão sobre a influência dos nossos hábitos nas decisões que tomamos e, consequentemente, na nossa realidade de vida. Preste bastante atenção no vídeo.


Desistir por nosso próprio bem não é falhar

Estamos acostumados a associar a palavra “desistir” a conotações negativas, mas nem sempre desistir é falhar, muitas vezes é vencer, é dar a si mesmo e à sua saúde emocional uma nova chance.

Saiba reconhecer quando é a hora de parar, pelo seu próprio bem. Abaixo estão alguns sinais que indicam que é hora de desistir:

1. Os resultados positivos estão cada vez mais distantes.

Por mais que você se dedique e dê o seu melhor, as coisas parecem não andar para frente. Pode ser o momento de se você está dando o seu melhor e lutando por um longo tempo, mas os resultados, reavaliar suas atitudes e definir um novo caminho de vida para seguir.


2. O sofrimento não compensa o objetivo

Cada conquista acompanha obstáculos, e precisamos nos comprometer e nos esforçar para que colhamos os resultados esperamos. No entanto, precisamos manter em mente que tudo tem um limite, e sua dignidade deve ser sempre mais importante.


3. As circunstâncias de vida mudar

Muitas vezes, ficamos tão presos em uma única área da vida que deixamos de enxergar a realidade ao nosso redor e não percebemos que as coisas mudaram, e que estamos nos esforçando à toa. Para que isso não aconteça, busque sempre fazer um balanço de sua vida e da relevância de seus desejos e objetivos.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.