publicidade

Um médico na cozinha…

 A saúde é o bem mais valioso que possuímos. Os alimentos são uma fonte de juventude permanente, basta sabermos beber dessa fonte com sabedoria e responsabilidade.



Lembrei-me de algo que aprendi com um amigo que é médico e que escreveu um livro com o nome “Lugar de médico é na cozinha”. Realmente, se soubermos o valor dos alimentos, saberemos usar cada um deles, com a mesma mestria que um médico sabe usar a sua sabedoria, para tratar da doença.

A diferença é que o médico aqui é feito de cores, sabores, vitaminas, minerais, ácidos gordos naturais, proteínas, aminoácidos, entre muitos outros benefícios para a nossa saúde e manutenção do corpo e da juventude.

Um dia, numa palestra em Recife, no Brasil, dizia o meu amigo médico o seguinte «A paz é branca e a saúde é branca» … Isto significa apenas que somos como um livro em branco que se pode reescrever todos os dias. Preservar a nossa saúde é como manter a paz interior. A saúde e a paz são a mesma coisa. A saúde é a paz com as suas células, com os seus pensamentos e com as suas atitudes.


um-medico-na-cozinha-foto-de-capa-e-foto-02

Vejamos então como fazer uso do poder dos alimentos, para que sejam o nosso médico privado, o médico da paz que nos faz criar um novo alinhamento com a reorganização do nosso corpo, com os alimentos e com a teia que forma a nossa alma, que são os nossos pensamentos e sentimentos.

A fruta oferece-nos fibras e nutrientes rejuvenescedores. A sua doçura é abundante, natural e possui vitaminas. Basta para isso consumir duas ou três peças por dia, para fazermos uso do seu poder medicinal. Ela irá assim contribuir para a beleza e manutenção da pele, cabelo, unhas, mobilidade e força, saúde digestiva, saúde do cérebro e do coração e ainda tem um poder antioxidante que reforça a imunidade.


Os legumes são os grandes especialistas no equilíbrio do corpo humano, sendo vitais para a nossa saúde. As folhas, as raízes e os caules, além de serem ricos em água, minerais e vitaminas, são cirurgiões estéticos muito qualificados. Eles restauram a beleza e permitem-nos preservar uma aparência jovem por muito tempo. Cuidam-nos do tecido interno e externo, desintoxicam-nos, reforçam a nossa imunidade e dão-nos muita energia.

Os cereais e as leguminosas, devido ao seu conteúdo elevado em fibras, permitem ao nosso corpo eliminar toxinas envelhecedoras, são ricos em proteínas, hidratos de carbono, lípidos e aminoácidos. São o especialista clínico perfeito para cuidar da saúde hormonal, da mulher e do homem. Precisamos de ingerir todos os dias uma porção destes aliados, de preferência germinados.

As ervas aromáticas e os temperos são verdadeiros medicamentos naturais e coloridos, além de nos proporcionarem alegria, devido aos aromas que possuem. Excelentes substitutos do sal e do açúcar, são ainda usados pela ciência farmacêutica.

Fazer uso deste recurso vasto de plantas é beneficiar do conhecimento da maior medicina de toda a humanidade, pois ela é praticada desde os tempos mais antigos, há mais de cinco mil anos.

Apenas uma curiosidade, o cebolinho era usado nos jardins, para repelir insetos indesejáveis e  atrair as abelhas, que permitem a polinização. Imagine o seu poder nas nossas células…só de vitamina A possui cerca de 4.353 U.I. Ou seja, esta vitamina é responsável pela qualidade da nossa visão, além de estar relacionada com o desenvolvimento dos ossos e como protetora da pele e mucosa. Ainda possui uma função essencial na capacidade funcional dos órgãos do trato reprodutivo.

As oleaginosas, as sementes e os óleos, são os nossos hidratantes internos e externos, poderosos no combate ao envelhecimento das células, pois os nossos órgãos e células são feitos de gorduras e precisam de reposição constante. São tão importantes que até o imperador Carlos Magno, do Império Romano, (742-814 d.C.), popularizou o uso do linho como alimento, na medicina e no vestuário, criando uma lei para o seu cultivo e uso no vestuário.

O peixe, os laticínios e os ovos formam a proteína base do corpo. Preservam a qualidade dos nossos ossos, músculos, cérebro e coração. Basta 1 gr por dia para que estes especialistas nos ajudem a ficar mais bonitos e cheios de força para enfrentarmos a maratona da vida.

um-medico-na-cozinha-foto-01

Imagine agora o leitor como o poder dos alimentos é importante desde que nascemos. Com estes médicos na nossa cozinha, podemos ser crianças, jovens, adultos e velhos mais saudáveis e felizes. No momento em que percebemos o estado sublime de paz com a natureza e com o nosso interior, regressamos novamente ao silêncio de nosso mundo interno, onde todo o ciclo recomeça… com mais alegria.

A SAÚDE É BRANCA

A PAZ é BRANCA E NÓS SOMOS UM LIVRO EM BRANCO…

Paula Mouta / Publicado originalmente em Mood Magazine em 4 julho, 2016

Bibliografia: Lugar de Médico é na Cozinha, Alberto Peribanez Gonzalez; Os 100 Melhores Alimentos para se Manter Jovem, Charlotte Watts; Nutrição Evolutiva, Dr. Gabriel Cousens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.