publicidade

Um minuto no futuro ou uma hora no passado?

Dias atrás, passeando pelos posts do facebook, vi um que dizia: “Um minuto no futuro ou 1 hora no passado… o que você escolheria?”

Resolvi fazer uma enquete informal e perguntei a algumas pessoas de várias idades e contextos. Para minha surpresa, 99,99% delas responderam sobre voltar ao passado! Claro que não foi uma pesquisa metrificada etc etc etc. Foi apenas no campo subjetivo.



Ouvi e li coisas e depoimentos muito interessantes, nessa “volta ao passado”:

  • … Talvez fizesse tudo exatamente igual… ”
  • … O passado é uma referência, o futuro uma incógnita…
  • … 1h no passado porque o futuro vem de qualquer jeito!
  • …reviver momentos que foram maravilhosos e com pessoas maravilhosas que hoje nem estão mais por aqui…

Fiquei pensando porque o passado é tão fascinante? Será porque ele tem um “cheiro doce” de infância, de adolescência…  de acalanto… de uma vida mais simples e por que não, generosa? De lembranças que nos aquecem! Sempre temos histórias para contar e quando assim fazemos passeamos num sentimento tão bom… aquele sorrisinho suave no cantinho da boca sempre vem!

Minha opção a pergunta também seria voltar ao passado. Num primeiro momento me veio à mente a ansiedade em voltar para resolver minhas “pisadas na bola”, aquelas que depois que você faz, para, pensa e diz: Puxa vida, podia ter feito diferente!

Mas aí eu parei e pensei melhor e descobri que, sim, adoraria voltar ao passado para reviver tudo exatamente como foi. Afinal, se sou quem sou hoje, devo a esse passado e a essa história. Erraria igual, mas acertaria também! Minhas escolhas, certas ou erradas, construíam quem sou.


Talvez, só mudasse o tempo e a qualidade deles com as pessoas que amo. Menos cara feia e ímpetos adolescentes e mais sorrisos e suavidade. Ainda tenho o gosto do último abraço à minha mãe perdida. Isto, sim, faria diferente. Ah, mas a lembrança sempre é nossa dádiva!

Tempos preciosos que nos marcam deliciosamente! Já diz a marchinha de carnaval… “Recordar é viver… “.

E quanto ao futuro? Ah, este como dizem, “a Deus pertence”… ou ainda…”o melhor da festa é esperar por ela…”. Então, vamos viver também o nosso presente (com força e vontade) com a nossa referência de passado e com a nossa expectativa de futuro!

E você, por onde quer passear, no seu passado ou no futuro? Conta pra gente? Tenho certeza de que iremos ouvir coisas fantásticas!


_________

Direitos autorais da imagem de capa: sondem / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.