Um relacionamento saudável não faz você perder sua liberdade, faz aprender a ter respeito e compromisso

3min. de leitura

Um casal deve ser uma equipe que rema em conjunto, mas respeitando a energia e o tempo de cada um, numa liberdade tranquila e transparente. 



Um relacionamento é partilha e não posse, é saber respeitar o outro nas suas diferenças, sonhos e objetivos, é escolher estar, admirar, confiar e apoiar. Um relacionamento saudável é ser dono de um autoconhecimento muito forte, conhecer o outro e reconhecerem-se na presença um do outro.

“Um relacionamento saudável soma e não anula.”

Para que um relacionamento funcione, há uma série de pilares que têm de estar presentes. O sentimento é a base fundamental, mas não exclusiva. Devemos acrescentar o respeito pelo outro e pela sua liberdade e individualidade. Devemos confiar tanto nas suas atitudes, como decisões, dialogar e discutir as questões que são referentes ao par, dar espaço e partilhar espaço.


O compromisso deve ser visto como um porto seguro, não como uma prisão.

Um casal deve ser uma equipe que rema em conjunto, mas respeitando a energia e o tempo de cada um, numa liberdade tranquila e transparente.

Quando escolhemos ter alguém ao nosso lado, escolhemos também ter metas em comum, mas uma pessoa só é plenamente feliz e realizada se as suas metas pessoais forem também alcançadas.

Um casal é uma multiplicidade; o casal são dois que devem ser um, são dois que devem ser dois e, às vezes, um que deve ser pelos dois. Um casal é uno na sua liberdade, é pleno no respeito pela liberdade de cada um e é apoio quando a outra parte está mais frágil.


Quando duas pessoas atingem esse patamar de conexão, nenhum sonho ou meta é impossível de alcançar, são força.

A liberdade no relacionamento não significa ausência ou desapego, significa antes partilhar um vínculo forte que nos permite ser e viver, e ter a certeza de que, se nos jogarmos de costas, temos alguém que nos ampara na queda.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.