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Um segredo para a vida: respeitar a vibe alheia

um segredo para a vida

Certamente você já presenciou pessoas entrando em conflito “do nada”, pessoas amigas, pessoas que trabalham juntas há anos. E até pessoas da família, casadas. Você até achou muito estranha essa situação. Pode até mesmo, ter sido você, a (o) envolvida (o) nisso.  Há quem chame isso de “problema de comunicação”. Eu vou mais além: é não respeitar a vibe alheia.

Imagine a situação: Maria está concentrada, fazendo planilhas que exigem dela o máximo de atenção. A gerência dela solicitou a planilha até o fim do dia e são 16:00. Ela tem duas horas para terminar a tarefa e está nisso desde que voltou do horário de almoço. Maria se desligou dos diálogos ao seu redor, no setor e está concentrada em sua tarefa. Ela está tranquila, calma, não se irritou hoje. Então, vem Joana, de outro setor, irritada com um erro que não foi de Maria e despeja em Maria, trocentas palavras por minuto, xingando Deus e o mundo. Maria está ligada nos 127 w. Joana está ligada nos 520 w. Maria então é dura, curta e grossa com Joana, diz que vai verificar quando puder. Joana sai da sala, não entende o motivo daquela atitude e se acha injustiçada. Os colegas de Maria, depois que Joana sai da sala, dizem que Joana é maluca e está estressada, precisando de férias. Maria após esse “show” de Joana, leva alguns minutos para voltar a sua concentração, mas precisa tomar uma água para voltar à calmaria de antes e terminar o trabalho.

Quem está errada? Houve problema de comunicação? Quantas vezes você já viu isso acontecer? Isso é um caso clássico de não respeitar a vibe alheia. Uma pessoa, transtornada, vem com um espírito de confusão, irritada, atrapalha o trabalho da colega e das pessoas próximas a ela. Maria acabou tendo uma reação que não queria e não é do feitio dela. Tudo, por que Joana não soube respeitar a vibe de Maria.

Nunca chegue à presença de alguém, despejando mil palavras e reclamações, sem saber se a pessoa pode ouvir. Você não sabe como a pessoa está, em que espírito ela está, se ela pode te ouvir, se pretende te ouvir, se quer dialogar, se pode dialogar. A reação dela será, na maioria das vezes, de se defender mesmo. E de forma abrupta. Ela precisará te mostrar que naquele momento, não pode lhe dar atenção devida.

Ao se dirigir a alguém, vá em silêncio. Se aproxime dela com respeito. Espere que ela dê sinal de que pode lhe ouvir – pode ser por um olhar, uma frase como “pode dizer, estou ouvindo” e assim, você saberá que ela pode analisar o que você precisa e seguir o diálogo ou solucionar a pendência. Isso evita conflitos desnecessários e mostra que você tem educação e respeita a pessoa. Seja no trabalho, na faculdade, em casa… Não importa onde. Tratando-se de iniciar um diálogo que não seja corriqueiro – atendimento como lojas, bancos e etc – tenha a inteligência de interromper o silêncio alheio com cuidado e a certeza de que a pessoa está disposta a te ouvir.

Vários conflitos são iniciados diariamente pela falta de respeito à vibe alheia. Lembre-se: sendo pessoalmente ou virtualmente, você não sabe como a pessoa está. Não pode exigir atenção e providências, desandar a falar e cobrar. Respeite a pessoa, o espírito, a vibe dela.