ColunistasCuriosidades

Um único cheiro pode mudar radicalmente a sua vida! conheça o efeito proust!

UM ÚNICO CHEIRO PODE MUDAR RADICALMENTE A SUA VIDA capa e dentro

Vamos a uma história real que mostra um estudante de medicina que desiste de sua brilhante carreira por causa de um cheiro.



Isso mesmo! Por causa de um cheiro!

O Biólogo Molecular, Dr. John Medina, em seu livro Aumente o Poder do Seu Cérebro, cita a história de um veterano do Vietnã, que não apresentou nenhum sinal de stress pós-traumático, comum nessas situações, que desistiu do curso na primeira cirurgia que assistiu.

Ele era um aluno atuante, motivado, produtivo, mas, na sala cirúrgica, observando atentamente os procedimentos, foi tomado pelo cheiro da cauterização dos vasos sanguíneos. Saiu correndo, chorando e nunca mais voltou.


um-unico-cheiro-pode-mudar-radicalmente-a-sua-vida-capa-e-dentro

O cheiro reativou a memória dos inimigos que matou a queima roupa. Começou, logo depois, a ter pesadelos, dificuldade para dormir, pânico e não conseguiu superar. As memórias ativadas tiveram um efeito negativo que mudou toda a sua história.

Isso se deve ao Efeito Proust, que é a ligação que fazemos instintivamente de uma experiência ao seu cheiro. E, você viu, que pode ser devastador! Mas, como tudo na vida tem os dois lados, ele também pode ser adequado e usado a nosso favor. Então, vamos ficar com essa segunda opção e usar o Efeito Proust para sermos mais felizes e saudáveis.

Mas como fazer isso?


Os sentidos são fundamentais para mantermos nossas conexões neurais. Essas conexões são responsáveis pela nossa aprendizagem, pela identidade, pelo raciocínio, pela tomada de decisão e, basicamente, regem tudo.

Os sentidos, de forma geral, exercitam o cérebro e previnem doenças degenerativas, combatem a ansiedade, a depressão e as doenças psicossomáticas. Quanto mais utilizarmos conscientemente os sentidos no nosso dia-a-dia, mais ajudamos o nosso cérebro a se manter saudável, novinho em folha!

Foco aqui o mundo dos aromas para ajudar o cérebro na sua saúde. Inicialmente precisamos prestar mais atenção a eles, pois “cheirando de forma certa” estamos liberando mais dopamina, que controla o sono, auxilia na atenção, ativa a motivação, a criatividade, o otimismo e a confiança.

Tudo de bom, não é?


Sinta então os “cheiros” que trazem boas memórias e procure intensificá-los. Sinta o cheiro da terra molhada quando a chuva começa a cair, faça o biscoito da vovó e deixe o aroma penetrar em todo seu corpo e trazer novamente a sensação de bem estar daqueles momentos passados. Mas você é que precisa decidir o que é lembrança boa e prazerosa em sua vida, afinal, o que pode ser altamente benéfico para uma pessoa, pode não ser para outra.

Descubra os odores que trazem felicidade, alegria, paz para você. Intensifique esses odores na sua rotina. Comece pela manhã cheirando o café, o chá, o pão, a fruta. Continue no ônibus, na caminhada. O importante é prestar atenção, ficar ligado! Todos os dias, durante uma parte do ano, quando saía tarde da noite do meu consultório e me dirigia para casa, sentia o aroma da flor Dama da Noite. Me fazia tão bem que plantei uma em casa. Passei então, na época certa, a evocar essas lembranças boas, com esse aroma doce.

A gente pode e deve tomar atitudes que melhorem nosso psiquismo. Estimular as associações positivas através do olfato não toma tempo algum do seu dia. Não tira você da rotina. Faz a sua rotina diferente, isso sim!

São atitudes tão simples, mas elas são profundas e dão um resultado incrível! Vale a pena começar agora!


Um carinhoso abraço para você!

Isabel

O programa de tv para cada signo:

Artigo Anterior

O sinal da mudança interior…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.