publicidade

“Uma criança mimada será um adulto infeliz” (Leandro Karnal)

O historiador e professor Leandro Karnal compartilha uma opinião muito sábia sobre as consequências de mimar uma criança. Confira!



O mimo é uma característica presente na criação de inúmeras crianças. Muitos pequenos crescem recebendo tudo “de mão beijada” das pessoas ao seu redor, desde parentes, amigos, professores, cuidadores, entre outros, que praticam essas atitudes muitas vezes sem perceber o quanto elas serão prejudiciais na vida das crianças em longo prazo.

Essas pessoas se encantam por sua fofura e inocência, e acabam indo além dos limites saudáveis com as crianças, impedindo-as de fazer qualquer coisa por si mesmas ou pelas pessoas e ambientes onde vivem.

Muitos também veem no mimo uma maneira de recompensar a falta de tempo e dedicação aos pequenos, e atendem a todos os seus desejos e cortam suas responsabilidades para sentirem-se melhor consigo mesmos.

No entanto, por mais tentadora que possa ser a vontade de pôr o mundo nas mãos das crianças que amamos, a verdade é que esse não é o melhor caminho a ser seguido e que, ao fazer isso, estamos incentivando uma personalidade imatura e egoísta, que acredita que o mundo deve girar ao seu redor, que não sabe escutar “não” e acabará sofrendo muito no futuro ao se deparar com portas fechadas.


Leandro Karnal deu uma entrevista muito interessante sobre esse tema.

O tema da entrevista é a ideia de que vivemos uma geração de pessoas mimadas, privilegiadas e sem noção de limites. Karnal discorre sobre o tema, falando que não está mais presente na nossa vida o conhecimento de que qualquer vitória vem através do esforço, e que isso está presente na forma como criamos as crianças.

Segundo ele, é muito forte a mentalidade de que as crianças não podem ser contrariadas e que a ideia de corrigir, estabelecer limites e não ceder ao mimo e às manhas nos faz muita falta como sociedade, e isso nos torna mais mimados do que nunca.


Karnal diz acreditar que a primeira vítima de uma criança mimada é ela mesma, porque não poderá ter tudo o que acha que merece, e isso a tornará infeliz por não saber lidar com os enfrentamentos que a vida colocará em seu caminho.

Confira abaixo:

A opinião compartilhada por Karnal é realmente muito interessante, porque nos faz refletir sobre até que ponto nossas atitudes de mimo estão realmente trazendo segurança e amor para a vida das crianças.

Amar e cuidar também são formas de saber dizer “não” na hora certa e estabelecer limites. São as nossas atitudes com as crianças que moldarão seu futuro, por isso quanto mais conscientes formos na hora de ensinar-lhes, melhor elas aprenderão a lidar com as dificuldades e desafios da vida.

Compartilhe essa importante reflexão em suas redes sociais!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.