Uma relação não precisa ser perfeita, mas tem que ser saudável.

“Jogue suas mãos para o céu e agradeça se acaso tiver, alguém que você gostaria que estivesse sempre com você, na rua, na fazenda ou numa casinha de sapê”

 Uma relação não precisa ser perfeita, mas tem que ser saudável.

Claro que não existe nenhum casal perfeito. Mas é fundamental que a relação lhe cause bem-estar. Mais do que paixão, uma relação saudável tem esses 12 sintomas:

1. Sensação de segurança

Uma relação sem ataques de ciúmes não existe só porque você é uma pessoa equilibrada, mas também pela capacidade da outra pessoa em deixar claro seu caráter e a importância que você tem na vida dela, e vice-versa, já que em um amor, buscamos segurança.


2. Sono bom

Uma relação feliz é calmante e, de fato, produz substâncias em nosso corpo que relaxam e nos causam a sensação de tranquilidade. Então, quando deitamos na cama, damos um longo suspiro com um leve sorriso no rosto e dormimos em paz.


3. Prazer em estar juntos

É agradável estar junto, sem pressão, sem cobranças, apenas carinho e amor.  Não sentimos o tempo passar. Mesmo em silêncio, é a melhor companhia. E quando vai embora deixa aquela sensação gostosa e saudável de quero mais.


4. Vontade de dividir tudo

Nossas histórias, nossa pasta de dentes e até nossa vida. Quando o amor é bom, queremos que a outra pessoa faça parte de tudo e nos sentimos valorizados quando ela divide e confia, mesmo que suas dores.


5. Rir muito

A alegria de estar junto é tão grande que o riso corre solto. Tudo fica lindo e engraçado. O que é tolo vira comédia. E, às vezes, parece que só vocês entenderam a piada. São um mundo à parte, graças ao hormônio do amor saudável.


6. Pensar em formar família

É por um amor saudável que queremos que nossos filhos sejam criados. Não só pelo pai ou mãe que a pessoa pode ser, mas também pela parceria agradável na construção e manutenção da família.


7. Liberdade

Quem ama dá liberdade, sim. Porque quem ama de volta respeita. Então, se o amor é saudável não há por que ter preocupações. A fidelidade acontece naturalmente e não por exigência.


8. Conversam por horas

Virar a madrugada conversando sobre coisas boas ou ideias é uma das grandes provas de que estamos com a pessoa certa.


9. Apoio, sem julgamentos

Nem sempre agimos da mesma maneira. E, muitas vezes, discordamos de quem nos relacionamos, mas um amor saudável tem a capacidade empática de ver a situação pelos olhos do outro e solidarizar-se ao invés de julgar.


10. Sinceridade

Quando o amor é real, não escondemos quem somos e nem queremos que o ser amado faça papel de bobo. Se estamos certos do nosso amor, amamos por inteiro e não há porque enganar, seja de que forma.


11. Parceria ao invés de competição

Um casal saudável é ombro amigo nas horas difíceis e parceiro incondicional nas batalhas da vida. Competir é para rivais, não para duas pessoas que se amam.


12. Muito carinho

Um amor saudável tem que ser uma relação de carinho. Nenhum casal sobrevive quando um faz do outro seu saco de pancadas. Aliás, grosserias e estupidez não significam afeto, porque o amor é bom.

Se você não está em uma relação que lhe cause bem-estar, é a hora de correr atrás do prejuízo. A vida é muito curta para desperdiçar com a pessoa errada e muito linda para andar em má companhia.

Entretanto, se você tem uma rara relação saudável de amor, ou está quase lá, parabéns! Você é uma pessoa de sorte.  Agora só falta a fazenda ou uma casinha de sapê…

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: Brooke Cagle on Unsplash



Deixe seu comentário