4min. de leitura

Use sempre o poder da comunicação verbal para expressar o lado bom da vida

Entre as várias formas de comunicação, a mais usada desde muitos anos é a verbal. Através das palavras podemos expressar nossas alegrias, emoções, sentimentos, amores, dores e sofrimentos. A fala é um dom que Deus nos deu para nos comunicarmos da melhor forma com o mundo.


Algumas pessoas usam essa ferramenta poderosa para fazer o bem e ajudar as pessoas, mas outras usam a comunicação falada para dar golpes, roubar e expressar o lado ruim da vida com armaduras e decepções.

É muito importante você usar a fala para o bem e se expressar com positividade, paz, alegria e bons sentimentos. Na verdade, nossa fala reflete o que somos e pensamos.

Muitas pessoas são mal-educadas e hostis, e percebemos isso somente pelas palavras que saem da boca delas de forma agressiva e “pesada”, mas outras conversam em um tom agradável, usando palavras calmas e bem ditas. Palavras podem causar um efeito bom ou ruim para quem as ouve.


Através da fala, você se comunica de forma a transmitir informações e conhecimentos, seja para conquistar alguém, para expressar o que você tem e o que é ou atingir suas metas.

Tudo é questão de se comunicar de uma forma simples e objetiva. Mas você deve falar com alguém no nível de conversa dela. Como assim? Por exemplo, se você é um médico ou um advogado nunca fale palavras difíceis de serem entendidas, expressões que só os profissionais das áreas podem entender. Se estiver conversando com um paciente ou cliente que tem pouca escolaridade, o melhor a fazer é dizer palavras fáceis de serem compreendidas.

Descobri um canal no youtube de nome “BrotherAGi” no qual um rapaz de nome Edigas começou em 2012 a gravar suas abordagens de uma forma simples e divertida nas ruas para interagir melhor e também para perder a timidez e se aproximar e conversar com pessoas desconhecidas. É um canal muito interessante e foi isso que me inspirou a me comunicar mais com as pessoas e a escrever esta matéria.


Se você é tímido(a) e não sabe começar ou manter uma conversa com uma pessoa desconhecida, faça treinamentos, aos poucos, dando um “bom dia” ou um outro tipo de cumprimento para pessoas que você não conheça. Com o passar do tempo você começa a ganhar coragem e logo vai interagir mais facilmente com os desconhecidos.

Tudo é questão de aprendizagem, de como dirigir um veículo, de dar os primeiros passos sozinhos como quando éramos crianças, assim também a forma de interagir socialmente pode ser aprendida e ser uma boa aliada nas suas realizações.

Veja o exemplo dos palestrantes, eles treinam com antecedência os tópicos que vão dizer e ficam em frente a um espelho imaginando como se estivessem em frente a uma multidão. O segredo para o sucesso é muito treinamento e pequenas metas estabelecidas por dia.

Use sempre o poder da comunicação verbal para expressar o lado bom da vida, para o seu bem e dos demais, de forma simples, objetiva e positiva.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: vladansrs / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.