publicidade

Vacina que promete prevenir o câncer de mama já está em período de teste

Quando se trata de doenças em mulheres, certamente o câncer de mama está na lista das maiores preocupações delas.



Além de ser a segunda doença mais comum entre mulheres no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), essa doença também afeta profundamente o lado emocional das mulheres e a sua autoestima porque, em muitos casos, faz com que abram mão de uma parte muito importante de seus corpos, a mama.

No entanto, ao que parece, estamos alcançando uma grande vantagem na luta contra essa doença.

Médicos e pesquisadores da conhecida e renomada Clínica Mayo, nos Estados Unidos, estão estudando e desenvolvendo uma vacina capaz de prevenir o surgimento desse tipo de câncer. “Se formos capazes de treinar o sistema imunológico para reconhecer células anormais ou células cancerígenas (ou) pré-cancerosas, talvez o sistema imunológico possa eliminá-las antes mesmo de se desenvolverem”, disse Dra. Amy Degnim, cirurgiã da Clínica Mayo, em um artigo.

A vacina que está sendo testada pelos pesquisadores fornece principalmente a proteína HER2, encontrada na maioria das mulheres com esse tipo de câncer de mama. De acordo com Degnim, se a técnica funcionar e for comprovada a eficácia da vacina, é possível que a proteína HER2 seja neutralizada, o que previne a formação de carcinomas.


“No futuro, gostaríamos de poder vacinar para prevenir o câncer de mama em mulheres saudáveis, tornando essa doença uma coisa do passado”, explicou a cirurgiã.

Em comunicado à imprensa, a Clínica Mayo informou que a vacina será focada no carcinoma ductal in situ. “O carcinoma ductal in situ é um crescimento anormal de células, que ocorre dentro dos ductos da mama, e essas células podem ter o potencial de se transformar em um câncer invasivo”, explicou Dra. Amy Degnim.

Esse tipo de carcinoma é considerado uma forma inicial de câncer, porque nele as células malignas não chegam a atingir veias e vasos linfáticos, por isso não acontece a metástase. No entanto, se nenhum tipo de tratamento for aplicado em até dez anos, a probabilidade de a condição se agravar e atingir outros tecidos mamários é de 30%.


Que grande notícia! O câncer é uma doença que, por muitas vezes, nos vence, e a possibilidade de nos tornarmos mais poderosos do que ele deve ser bastante comemorada!

Compartilhe esta grande notícia em suas redes sociais!

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: olegdudko/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.