Valorizar cada conquista é valorizar nossa capacidade. A autoestima agradece!



A maioria de nós tem objetivos na vida. Alguns demoram mais para serem alcançados, outros acontecem logo, e ainda há aqueles que não são conquistados.

Mas, é muito importante a valorização de cada conquista nossa, de cada vitória. A estrada, muitas vezes, é longa até atingirmos nossa meta, mas valorizarmos cada passo dado, cada obstáculo vencido é muito importante.

Isso significa nos valorizarmos. Significa valorizarmos a capacidade de atingirmos o nosso objetivo. Isso é autoestima.

Aquela pessoa que não liga para os seus sucessos, para as coisas que conquista – mesmo que “pequenas” coisas – no fundo, está se desvalorizando. Não esqueço de uma pessoa que, certa vez, disse-me que quando era adolescente tinha uma amiga que valorizava cada conquista. Até mesmo um shampoo novo que faria maravilhas pelo seu cabelo era motivo de festa.

Essa moça tinha uma autoestima elevada, ela se valorizava, assim como os seus feitos. Hoje em dia ela é alguém que continua conquistando os seus objetivos.

Tudo isso me faz lembrar da dificuldade que algumas pessoas têm de receber elogios. Muitas pessoas sempre dão uma explicação para o elogio que recebem. Por exemplo, alguém diz: “Que vestido lindo!” A pessoa então responde: “Nossa, ele é tão velho…” Essa pessoa também não se valoriza, não está com uma boa autoestima, pois acha que não merece um elogio. Não o acolhe como se tivesse direito a ele.

Todas estas coisas, a princípio, podem parecer bobagem, mas não são. São de vital importância para o nosso caminhar, pois só percorre bem o seu caminho, só atinge seus objetivos, aquele que tem fé em si. E a autoestima e a autovalorização são ingredientes básicos para isso.

Ter fé em si é ter autoconfiança. Ter fé na vida é confiar no Universo. Os dois são extremamente importantes. E valorizarmos cada conquista nossa é reflexo disso. É saber agradecer!

Percebo também que, quanto mais formos independentes no alcance de nossos objetivos, melhor. Adquirimos mais força e autoconfiança, quando estamos fazendo tudo que podemos, e descobrindo também novos talentos e capacidades.



Não faz muito tempo uma amiga me disse: “Anna, se você puder depender o menos possível de pessoas que nada têm a ver com você e com seus projetos, melhor”. E é verdade! Depender de alguém que não compactua conosco da mesma visão e valor do nosso objetivo é algo que nos limita. É claro que existem momentos que realmente não há outra opção.

Mas, descobrir em nós mesmos o quanto podemos fazer para concretizar nossas metas, o quanto podemos nos apossar de nossos sonhos e realizá-los, é algo que contribui muito. Não só para atingirmos o alvo, mas também para descobrir o quanto somos capazes.

Valorizar cada conquista é valorizar a nossa capacidade, é valorizar os nossos talentos, é nos valorizar. A autoestima agradece!

Anna Leão

_______

Direitos autorais da imagem de capa: langstrup / 123RF Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.