5min. de leitura

Vamos buscar o nosso sim na vida?

É difícil mesmo, eu concordo com você. Às vezes, pode parecer insuportável, sim. Mas existem muitas formas de lidar com uma situação. Eu acredito que não é por acaso que viemos a esse mundo, que conhecemos certas pessoas, que vivemos certas situações.


A vida é um presente que, embora – às vezes, pareça pesado e venha embrulhada com uma embalagem meio feia ou áspera, que até mesmo possa machucar – pode se revelar algo maravilhoso…

…se tivermos paciência e desenvolvermos as habilidades necessárias para lidar com ela.

Ao invés de carregar o peso e a dificuldade sozinhos, podemos dividir com outras pessoas. Podemos buscar recursos e transformar para melhor as coisas. E pode ser que tentar uma vez ou outra, não dê certo, que não alcancemos o nosso sim, seja ele qual for. Há pessoas que tentaram várias vezes, centenas, mil vezes. Falaram com muitas pessoas, buscaram bastante informação, persistiram em buscar respostas e soluções. Falharam muito, até alcançar o “sim” da vida que tanto queriam.

Embora tenhamos aprendido na escola que há questão em que só há uma resposta certa, nas questões da vida temos muitas respostas e, para conhecê-las precisamos buscar e, nem sempre essa busca é fácil, porque precisamos nos desenvolver para chegar a certas compreensões. E sempre fizemos isso, desde que éramos bebês. Afinal, estamos sempre evoluindo e, no caminho, encontramos obstáculos, sim.


Viver é aprender e crescer a cada desafio. Até porque se fosse tudo fácil, seria super sem graça, não é verdade?

Que busquemos os caminhos mais prazerosos para lidar com as dificuldades; que brinquemos mais, para encarar com leveza; que estejamos bem acompanhados nessa trajetória, de quem amamos e nos ama de volta; que seja divertido criar formas para resolver o quebra-cabeça da nossa vida. Afinal, se estressar não adianta.

A vida não vai ter pena. Que pena o quê? Ela sabe que você tem o seu valor, por isso coloca esses desafios para você resolver. Porque você pode resolver.

Busquemos então força naquilo que nos fortalece, que pode ser nas tantas coisas positivas, maravilhosas e saudáveis que existem. Essas coisas podem estar ligadas a valores e virtudes, como amor, fé, bondade, humildade, paciência, diversão, honestidade e persistência. Pode estar nas coisas mais simples, como num sorriso de verdade, numa música agradável ou no calor do sol…


Podemos realizar grandes coisas sim, devagar e sempre. Sim, persista nos seus sonhos. Sim, você tem talentos, embora pode ser que não os conheça. Você faz muitas pessoas felizes, sim, embora talvez não perceba porque as pessoas demonstram de formas diferentes. Você é importante, sim, embora possa, às vezes, não se dar conta, porque a importância não é algo concreto e visível.

Há muitas pessoas boas no mundo, dispostas a ajudar, em todo o caso. Busque ajuda se preciso. Sei que pedir pode ser difícil para algumas pessoas, mas temos o direito de perguntar, falar dos nossos pensamentos, sentimentos e ações, se quisermos. Pode ser que pensemos que vamos dar trabalho ou que vamos atrapalhar, mas isso é como se fosse tentar ler a mente do outro e isso não é possível.

De todo modo, se alguém diz não, ela tem o direito também. E isso só quer dizer que o seu sim pode estar com outra pessoa.

Se a vida diz não, quer dizer que o sim pode estar em outro lugar e não ali onde você está buscando. Só buscando mesmo. Vamos buscar o nosso sim?

_____________

Direitos autorais da sua imagem de capa: rozbyshaka / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.