Notícias

Varíola dos macacos: órgão americano recomenda que pessoas façam sexo vestidas

Foto: Depositphotos.com.
variola do macaco capa

Não se beijem. Façam sexo vestidos.

Estas são algumas das inúmeras sugestões que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que é a principal agência de saúde pública federal dos EUA, está dando para que as pessoas com a doença ou com suspeita de terem sido infectadas evitem o contágio da varíola dos macacos, a fim de evitar a disseminação do vírus.

Os artigos com as dicas se chamam “Fatos sobre a varíola para pessoas sexualmente ativas” e “Reuniões sociais, sexo seguro e varíola” e contêm orientações para a vida íntima dos americanos, contou reportagem do “Boston Herald”.

De acordo com a agência, o melhor é apelar ao distanciamento social: “Faça sexo virtual sem contato pessoal.” Mas, acrescenta o CDC, se a pessoa não abrir mão do “sexo presencial”, “considere fazer isso vestido”. Caso não seja possível manter as roupas, sugere-se que sejam postos panos sobre as áreas com feridas.

Adotando o conselho, os parceiros devem, por exemplo, masturbarem-se a cerca de dois metros de distância um dos outro.

Para quem prefere o contato, recomenda-se lavar bem as mãos e higienizar “brinquedos sexuais e equipamentos de fetiche”.

micrografia eletronica de transmissao colorida de particulas do virus da variola do macaco vermelho cultivadas e purificadas a partir de cultura de celulas.

Micrografia eletrônica de transmissão colorida de partículas do vírus da varíola do macaco (vermelho) cultivadas e purificadas a partir de cultura de células. Direitos autorais: Divulgação/NIAID.

O CDC diz que está investigando se a doença pode ser transmitida sexualmente, mas os alertas são menos sobre transmiti-la como uma doença sexualmente transmissível convencional e mais sobre como ela parece se espalhar pelo contato pele a pele.

Nas redes sociais, os guias do CDC receberam muitas críticas, sendo chamados de “bizarros”, “inusitados” e “surreais”, contou o site da revista “Forbes”.

“Balançando a minha cabeça… O CDC publica diretrizes de sexo se você tiver varíola dos macacos e diz para fazer sexo ‘com roupas’, mas, apesar do risco genital, NÃO diz para usar preservativos!”, postou Eric Feigl-Ding, epidemiologista e chefe da Força-Tarefa de Risco Covid-19 no New England Complex Systems Institute. “Mais: o diretor não reconhece o risco aéreo parcial nem recomenda o uso de máscaras!”, acrescentou ele no Twitter.

0 %