Velas perfumadas: aprenda como usar essas poderosas elevadoras de energia!

9min. de leitura

Além de deixar um aroma gostoso no ar e melhorar a energia do ambiente, as velas são ótimas peças de decoração e podem ser usadas em todos os cômodos da casa.



Qual é o cheiro da sua casa? Quando seus amigos vão visitar você, eles comentam sobre quão cheirosos são os ambientes da sua residência? Pois saiba que as velas aromáticas podem fazer pequenos milagres no seu dia a dia, melhorando o seu humor e o prazer de estar em casa. Para tornar seu lar ainda mais aconchegante, trouxemos para você alguns conselhos sobre o uso de velas perfumadas.

O aroma certo pode aumentar o clima de romance, definir o tom de uma festa ou confraternização e, até mesmo, atrair um potencial comprador, caso você esteja querendo vendê-la.

Razões para usar velas aromáticas

1. Ter a casa com cheiro agradável


Não há nada melhor que caminhar por sua casa e sentir aroma de limpeza, de rosas ou calmante. Assim, da mesma maneira que você dedica seu tempo para escolher o cheiro do seu perfume ou do seu creme corporal, também é importante escolher o cheiro da sua casa que irá contribuir para o seu bem-estar.


2. Ter um cheiro original e pessoal em sua casa

Assim como nós temos um cheiro próprio, nossa casa também o tem, e esse cheiro ficará guardado na sua memória afetiva, assim, sempre que senti-lo, você se lembrará dessa fase da sua vida ou desse seu antigo lar.



3. Criar um ambiente acolhedor

Uma vela aromática pode criar em sua casa um ambiente mais amigável. Seu lar será convidativo e seus convidados sentirão esse aconchego, aposto que eles terão vontade de sempre visitar você justamente pela sensação que transmite o seu lar.


4. Em caso de queda na energia elétrica, você estará preparada!

A energia caiu? Nada de desespero e abrir armários para encontrar uma vela comum. Suas velas perfumadas estarão disponíveis para clarear seu lar enquanto a energia elétrica não volta e, de quebra, perfumá-lo.

Como usar velas perfumadas?

Passo 1: compre velas com cera de soja ou abelha

O tipo de cera utilizada na composição da vela é muito importante e faz toda a diferença no aroma. Opte por velas com cera de soja ou de abelha e evite produtos de parafina ou petróleo. Também é interessante verificar se o pavio não contém chumbo. Se tiver muitas opções, opte por versões sem corantes e outras substâncias que podem causar alergia, como os ftalatos.


Passo 2: apare o pavio

O primeiro passo de como usar velas perfumadas é aparar o pavio a 1/4 de polegada cada vez que for acendê-la. Essa ação fará com que a vela não crie marcas de fuligem no recipiente em que se encontra.

Para fazer isso, é muito simples, basta usar uma tesoura comum ou um cortador de unhas. Mas faça isso quando a cera estiver totalmente seca.


Passo 3: não queime a vela inteira na primeira vez

Para que a vela acenda uniformemente e dure o máximo possível, é necessário deixá-la queimar por cerca de três horas na primeira vez que acendê-la.


Passo 4: queime a vela por, no máximo, seis horas por vez

Se você deixar a vela queimando por mais de seis horas, ela ficará superaquecida. Assim, pode ser que o pavio flutue para o lado. Depois disso, seguirá queimando sempre de forma desigual.

E, claro, mantenha uma vela acesa para a sua vista; nunca a deixe queimando sozinha em outro cômodo, e lembre-se sempre de apagar as velas quando sair de casa.


Passo 5: apagando a vela

Nunca sopre uma vela para apagá-la. O sopro pode fazer com que as pequenas partículas de cinza negra fiquem grudadas na cera ou se espalhem pela casa. Essas cinzas contêm muitas bactérias e germes, ou seja, soprar velas faz com que bactérias e germes se espalhem por sua casa. A melhor forma de se apagar uma vela é usar uma tampa para abafar a chama.

Dica extra 1

Se uma vela se queimou incorretamente, você não precisa desistir dela. Você pode usar um secador de cabelo em temperatura baixa para uniformizar a superfície da cera. Outra opção é colocar a vela no forno a 175 graus, por cerca de cinco minutos, depois basta retirar a cera que flui sobre o pavio. Qualquer uma dessas opções fará derreter a cera para que fique lisa e nivelada na parte superior.


Dica extra 2

Para que seus convidados já sintam um delicioso aroma quando entrarem na sua casa, acenda a vela uma hora antes de eles chegarem.

Onde usar velas aromáticas?

O ideal é colocar as velas aromáticas em local baixo, assim seu cheiro é sentido mais cedo. Elas ficam lindas, por exemplo, ao pé de uma escada, envolta por um cilindro de vidro. Esse cilindro ajuda a lançar a fragrância de forma mais forte no ambiente.

Além de serem ótimas formas de deixar um aroma gostoso no ar e melhorar a energia do ambiente, as velas são ótimas peças de decoração. Com essa função, elas podem ser usadas em todos os cômodos da casa.


Banheiro

O banheiro é um ótimo local para você montar um arranjo de velas, usando suportes de vidro ou de metal. Além de iluminar, as velas vão trazer calma e aconchego para o banheiro. Depois de um dia exaustivo, experimente apagar as luzes e acender as velas aromáticas enquanto toma um banho relaxante, à noite. Será como ter o seu próprio SPA em casa.

Outro benefício de usar as velas perfumadas no banheiro é que elas deixam o ambiente sempre cheirando à limpeza. Boas opções para essa finalidade são as velas de limão-siciliano e pinho, que trazem ainda sensação de frescor.


Sala de estar

Na sala de estar, as formas de como usar vela aromatizada são inúmeras. Você pode colocá-las em prateleiras ou nichos. Se quiser incrementar um pouco a decoração da sua sala, pode optar por usar castiçais, que deixam o ambiente lindo.

Outra opção é comprar uma vela de cada cor e colocá-las em uma bandeja na mesinha de centro ou aparador. Para uma ocasião especial, combine as velas com arranjos florais, pinhas, tecidos ou folhas secas.


Sala de jantar

As velas perfumadas proporcionam uma iluminação super-romântica, ideal para um jantar a dois, já que cria um clima intimista. Em caso de celebração com mais amigos, você pode fazer combinação de velas de diferentes tamanhos dispostas em um bonito castiçal.

Não quer gastar dinheiro comprando um suporte apropriado? Você pode colocar as velas dentro de potinhos de vidro, como os de maionese, ou na base de taças invertidas.

Evite colocar as velas na mesa onde serão servidas as refeições, já que o aroma da vela pode ficar desagradável ao se misturar com o da comida.


Quarto

Velas com aromas suaves, como de rosa ou lavanda, tornam a atmosfera do quarto mais relaxante. Na decoração, podem ser misturadas com livros, porta-retratos ou vasos de flores.

 

Direitos autorais da imagem de capa: Rebecca Peterson-Hall/Unsplash.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 29/02/2020 às 3:51






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.