4min. de leitura

“Venho de tantas tempestades que perdi o medo da chuva”

“Venho de tantas tempestades que perdi o medo da chuva”.  Esta é uma frase de efeito que li recentemente e que me inspirou a escrever este artigo, porque retrata bem a minha própria história e creio que também a história de muitos dos queridos leitores.

Nos aprendizados que a vida nos proporciona, são os percalços da vida que mais nos preparam, são os momentos em que somos confrontados a nos esforçar para resolvermos aquilo que chamamos de problemas.


De tanto nos confrontarmos com essas situações, nós adquirimos experiência. A partir de mais experiência passamos a lidar com mais facilidade com as situações problemáticas da vida.

Quanto mais experiência adquirimos, mais lapidamos nosso entendimento sobre as causas, os efeitos e os problemas da vida, aprendendo a não ter mais medo, aprendendo a não nos apavorar com as situações difíceis da vida.

Aprendendo a confiar que para todo problema existe uma solução equivalente e que cada um de nós deve se esforçar em exercitar sua capacidade interna de perceber as soluções que estão atreladas aos problemas, sejam soluções alicerçadas na fé, para os que são de fé, sejam soluções racionais para quem é racional, sejam soluções criativas para os que buscam criatividade.


Muitos são os caminhos que conduzem à libertação do medo, que imobiliza as pessoas e que à luz da experiência consegue se transformar em coragem e em confiança para buscar e resolver os desafios da vida.

É preciso que entendamos que a forma como abordamos as situações difíceis da vida faz toda a diferença, a começar por modificarmos o conceito da palavra “problema”, entendendo-a não como um obstáculo, mas como uma oportunidade de aprendizado, crescimento e evolução.

Outra ajuda importante nesse aprendizado é entender que o que chamamos de difícil, significa que estamos nos aprimorando, e em breve o difícil se tornará fácil, porque quando aprendemos a lição, a facilidade substitui a dificuldade.

Estamos nesta vida temporária para aprendermos, entre outras coisas, superação e adaptação, porque enquanto não aprendermos as lições, teremos repetição das dificuldades encontradas.


Ao encontrar-se em situações difíceis, respire fundo oxigenando seu cérebro, busque dentro de si a força e a convicção de que você é capaz de encontrar soluções aceitáveis e adequadas e adaptá-las aos desafios que se apresentarem no seu caminho.

Sua postura é determinante, desenvolva a autoconfiança, a autoestima, autodeterminação e não dê espaço ao medo, preencha-se com amor e paz de espírito e saiba que você é capaz.

Faça da tempestade uma ótima oportunidade de se aprimorar! Ao avistar o céu nublado, use sua experiência, afinal você já conhece os efeitos dos ventos fortes e das chuvas torrenciais, você sabe onde e como se abrigar nestas situações. Respire fundo e use sua capacidade, assim como se formou, a tempestade vai passar, ela sempre passa.

Dias quentes e claros virão, os pássaros cantarão novamente e a vida continuará seguindo seu fluxo, com muitos aprendizados e oportunidades de crescimento e evolução.

Sejam felizes, com muita coragem, paz de espírito e muita confiança em vocês mesmos!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / d2b





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.