A verdade atrás do autismo…

5min. de leitura

Leiam Ouvindo:  Pearl Jam – I Am Mine 



A verdade atrás do autismo.

Muitas pessoas não possuem o conhecimento necessário para lidar ou identificar uma pessoa autista. Na maioria dos casos, por falta dessa ignorância, infelizmente, já vi muitas cenas irritantes entre uma pessoa ”normal” perder a total paciência com   um autista por não ter conhecimento básico da doença.

Esse ano, tive o prazer de conhecer duas pessoas com estágios diferentes do autismo. O que só fez me sentir mais interessada pelo assunto, porque além de fascinantes, os autistas podem ser seres extremamente esplêndidos.


A primeira pessoa que conheci com a doença, possui um estágio mais difícil de lidar, facilmente observável e diagnosticado, porém, como muitas pessoas, eu não tinha muito conhecimento ou experiências com os autistas. Por ser uma pessoa extremamente observadora, em primeiro momento, eu já havia notado que tinha algo diferente.

A VERDADE ATRAS DO AUTISMO - FOTO 01

O que é tão importante as pessoas terem o mínimo de senso e educação com o próximo, pois,  a maioria dos autistas,  são pessoas estranhas por  não se encaixarem no padrão ‘’normal’’ de comportamento. Essa pessoa maravilhosa que conheci, tinha olhos curiosos igual uma criança quando vê algo novo ou surpreendente, apesar de já ser adulta, várias vezes notava ela  me observando fixamente, as vezes olhava rindo como se visse algo muito engraçado em mim ( o que pra quem é ignorante pode gerar raiva e interpretar errado esse comportamento), as vezes me olhava séria, como se soubesse algo sobre mim, mas era apenas o jeito dela.


Até que  finalmente um dia, já sabendo da sua doença, comecei a interagir com ela, e veio a grande surpresa,  que apesar de serem seres extremamente quietos e com difícil entendimento de comunicação, percebi que depois que você cria uma certa intimidade  e convívio com a pessoa, ela se torna encantadora, se tornou carinhosa comigo, e apesar de ainda ser muito quieta, ela me olhava com um olhar carinhoso, puro de uma criança com 1 ano de idade, e é uma sensação maravilhosa uma pessoa te olhar assim, com um olhar inocente e puro de carinho , pra mim foi muito gratificante. E além disso, ela é muito observadora e entende tudo que se passa ao redor, a maioria dos autistas independente do estágio da doença, só possuem problemas em se comunicar, mas como uma criança, além de entenderem o que ocorre á sua volta eles vão te dar muito ‘’tapa na cara’’ dizendo fatos em momentos inesperados.

Fatos que você pensou que eles não tinham noção.  Percebi também que depois de se sentir confortável comigo, ela tentava me explicar como ela se divertia em rotinas comuns, mas que pra ela, poderia ser considerado, o verdadeiro ‘paraíso pessoal’’, mais um traço do autismo, se sentem seguros com a rotina, e com seu próprio mundo.

A segunda pessoa que conheci possui um tipo de autismo diferente, conhecido como Síndrome de Aspergir . Este tipo de autismo de alto funcionamento tem algumas características distintas, incluindo excepcionais habilidades verbais, problemas com o jogo simbólico,  ( entendem tudo de forma literal, não compreendendo metáforas e coisas do gênero), Só fui perceber sua doença com ela mesma me informando disso, Ela se trata de uma pessoa extremamente animada, muito comunicativa e com experiências de vida incríveis, já viajou pelo mundo á fora , se tornará professora de alunos que tenham autismo, pois nas próprias palavras dela ‘’ Eu sei o que é sofrer preconceito por ser diagnosticada com essa doença, muitas pessoas não entendem que cada um tem um certo nível de estágios de autismo, mas não somos retardados, como a maioria pensam, quero mostrar isso pras pessoas, ajudando as próprias mães que se sentem desanimadas quando descobre que o filho possui o diagnóstico’’.

A VERDADE ATRAS DO AUTISMO - FOTO DE CAPA E FOTO 02

O que aprendi com essas pessoas maravilhosas é que nada é o que parece, não julgue o próximo com base de informações que você IMAGINA serem fatos, a pessoa que você considera o menor dos indivíduos pode ser a pessoa que vai te ensinar e dar a lição de moral mais significativa da sua vida.

Tenhamos um pouco mais de fé e generosidade com o próximo, afinal somos todos iguais.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.