publicidade

A verdadeira razão pela qual você está cansado, rabugento e ansioso:

Está um dia lindo lá fora, não é? Você não reparou? Talvez seja porque você está colado ao seu celular, até mesmo quando está atravessando a rua.

Se você é como a maioria dos cidadãos brasileiros, você possui um smartphone e está viciado nele.



Você sabia que 62% da população brasileira possuem um smartphone, que já representa o dobro de usuários em 2011?

E você sabia que 46% (quase metade!) Desses usuários de smartphones dizer que não poderiam viver sem o celular?

Você sabia que, em média, nós olhamos ou tocamos nossos telefones por pelo menos 2.617 vezes por dia?


Acho que é hora de todos nós aprendermos sobre as consequências dessas estatísticas surpreendentes:

O vício do Smartphone possui suas consequências.

Quando foi a última vez que você tirou um dia, ou até mesmo algumas horas para ficar sem se conectar? Se você não tiver feito isso ou acredita que não conseguiria fazer isso, você não está sozinho. Muitas pessoas estão escolhendo seu celular a ter qualquer tipo de interação social. Quais são as consequências?

De acordo com a ciência, existe uma forte correlação entre o tempo de tela e as taxas mais altas de depressão, ansiedade, déficit de atenção, fadiga e mau desempenho.

Mas não se preocupe, também temos boas notícias!


Você pode desintoxicar-se de seu smartphone e, em seguida, aprender a usá-lo sabiamente.

Em outras palavras, você tem a capacidade de obter controle sobre o seu telefone em vez de deixar ele te controlar. Aqui estão quatro dicas simples para desintoxicar-se de sua tecnologia:

1. Pise na natureza.

Passar o tempo na natureza diminuirá os hormônios do estresse e melhorará seu sistema imunológico, juntamente com sua energia e humor. Você pode sair para uma caminhada no parque, passar o tempo na praia, jardim, praticar exercícios ao ar livre, ou fazer um piquenique. Você realmente só precisa de 20 minutos para obter os benefícios de saúde, mas há uma advertência: Você precisa ser desconectado por esse período de tempo. Sem telefone. Sem fotos. Os benefícios vêm de se estar consciente e totalmente presente ao passar um tempo na natureza, usando seus sentidos de olfato, paladar, audição, visão, ou tato. Quanto mais tempo você de desligar e ficar na natureza, melhor. Comece com 20 minutos e tente estendê-lo para uma hora, ou tomar várias pausas de 20 minutos por dia.


2. Desligue as notificações.

Desde que nós precisamos responder a e-mails e procurar por informações, você provavelmente não pode começar se livrando de seu telefone completamente. Então o que você pode fazer é agendar alguns momentos específicos durante o dia para você verificar e responder e-mails, mensagens e assim por diante. Você pode desativar as notificações para que seu celular não esteja sempre alertando-o sobre uma mensagem ou atualização. A menos que haja um prazo ou uma emergência, é improvável que você precise ter que responder a qualquer coisa imediatamente. Silencie por duas horas no início e, em seguida, veja se você pode estender esse tempo por mais 30 minutos após uma semana ou duas, em seguida, outros 30 minutos, e assim por diante.


3. Pratique a atenção plena.

A atenção plena é uma prática meditativa que envolve estar no momento presente. É uma maneira maravilhosa de meditar se você tiver um cérebro que simplesmente não para. Você pode comer conscientemente, andar, cozinhar, ouvir, falar… a lista é infinita. A prática envolve essencialmente que você preste atenção às nuances e aos detalhes sem julgamento. Por exemplo, você pode tomar banho conscientemente, apreciando o aroma do sabão, a sensação da água de encontro a sua pele,  e o som da água corrente, você pode igualmente observar os sons dos pássaros lá fora ou os sons dos carros na rua. Sem julgamento. Sem telefone. Sem cérebro de pensamento. Apenas estar no agora. Quanto mais você pratica estar atento em tudo o que você faz, mas você será consciente de como e quando, você usa o seu telefone.


4. Faça uma programação para se desconectar.

Quanto mais você programar, maior será a probabilidade de que você obedeça às regras define para si, como ficar um tempo sem seu telefone. Por exemplo, é importante que você não fique muito estimulado logo no início da manhã e no fim da noite. Então defina uma regra de não verificar o seu celular por pelo menos 30 minutos depois de se levantar pela manhã, já este é o seu tempo para cuidar de si mesmo. Tome seu café da manhã conscientemente e aproveite o tempo. A mesma coisa vale para a noite, mas eu sugiro que seja uma hora. Você também pode tentar se desconectar durante todas as suas refeições e pelo menos uma tarde, manhã, ou dia inteiro durante a semana. Use este tempo para ser consciente, ler, passar o tempo com as pessoas que você ama, ou entrar em contato com a natureza.

_______

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Mind Body Green

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.