Pessoas inspiradoras

Vestido de super-herói, pediatra que montou consultório para necessitados devolve esperança a crianças!

Esse médico do Distrito Federal criou um projeto especial para oferecer saúde a crianças necessitadas. Confira!



Ricardo Fonseca, um pediatra de 36 anos, de Brasília, é um exemplo de que a medicina não precisa existir apenas dentro dos hospitais e pode se tornar uma poderosa ferramenta de transformação e esperança para as pessoas que mais precisam.

Em entrevista à Crescer, ele contou sobre o seu projeto pessoal, um consultório móvel, que atende crianças de comunidades carentes de sua região. Ricardo já tinha um cuidado especial com seus pacientes antes, tornando-se conhecido por atender vestido de Super-Homem, e decidiu elevar essa relação a outro nível.

Há 10 anos na profissão, o pediatra atende voluntariamente há muito tempo em escolas públicas de Brasília e sabia como era trabalhar sem os equipamentos e o conforto necessários. Portanto, quando decidiu implantar o projeto, buscou oferecer consultas da melhor maneira possível.


A ideia do consultório, que foi construído em uma estrutura similar à de food truck, surgiu após uma ida na igreja. Ele perguntou a opinião de sua mulher, que lhe respondeu que seria loucura não ouvir a voz divina, então Ricardo começou a trabalhar para realizar o seu chamado.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@dr.ricardofonseca.

Ele foi atrás de tudo sozinho e usou o dinheiro do próprio bolso para investir no projeto, economizando durante um tempo para que as coisas saíssem como planejadas.

Com o veículo temático pronto, o pediatra estabeleceu a meta de estacioná-lo em diferentes bairros pelo menos uma vez por mês. Nos atendimentos, ele conta com a ajuda da família.


A esposa, otorrinolaringologista, examina as crianças junto com ele. A concunhada faz triagem, coletando o peso e as medidas das crianças. Ricardo diz que se trata de um “empenho familiar”, explicando que foi apoiado pela família desde o início.

Por dia, eles conseguem atender cerca de 40 pacientes, que já saem do consultório com os medicamentos necessários. O primeiro local escolhido pelo médico para estacionar foi a Ceilândia, onde Ricardo fez sua residência e morou por dois anos, nutrindo um carinho grande pela região.

Samara Leandra, mãe de uma paciente de 2 anos, disse que não tinha conseguido pediatra em nenhum lugar e o consultório móvel as ajudou muito. Acrescentou que o atendimento é maravilhoso e a filha saiu feliz da consulta.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@dr.ricardofonseca.


Sara Maria de Oliveira, que também conseguiu atendimento para os três filhos no consultório móvel, disse: “Esse trabalho é muito importante para a gente, que nunca consegue consulta para os filhos e não tem condições de pagar por uma particular.”

Ricardo tem feito reuniões com igrejas e líderes comunitários para selecionar as famílias mais necessitadas, até que a demanda esteja menor. O trabalho tem ajudado as crianças e também o pediatra, que sente alegria e realização a cada “obrigado” que recebe das famílias.

O médico, que afirma que as crianças “precisam de saúde, de acolhimento e empatia”, espera inspirar outros colegas de profissão com sua iniciativa, para que cada vez mais pessoas necessitadas sejam ajudadas.


Este gatinho tem conquistado fãs na web com fotos fofas em que aparece mostrando a língua!

Artigo Anterior

Lázaro Barbosa é investigado por matar caseiro em Goiás quatro dias antes de chacina em Ceilândia

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.