O Segredo

Viajar é bom para seu cérebro

viajar é bom para seu cérebro

“Vivemos em um mundo maravilhoso cheio de beleza, charme e aventura. Não há limite para as aventuras que podemos ter, enquanto olharmos com os olhos bem abertos.” – Jawaharial Nehru



Você é um cidadão do mundo, se pudesse estaria viajando constantemente e te consome a ideia de não poder ver muito lugares do planeta. Mas, além de descobrir o mundo, viagens pelo também trazem muitos benefícios.

Viajar faz você se sentir bem, mas acima de tudo é bom para o cérebro e te faz especial.

Segue uma lista dos efeitos mais marcantes das viagens em seu cérebro.


12 efeitos que as viagens causam em seu cérebro

1. Aumentam a sua criatividade

Um estudo recente da “Academy of Management Journal” descobriu que as pessoas que trabalharam e viveram experiências profissionais no exterior são mais imaginativas e criativas do que as que permaneceram no seu país de origem.

Por Quê? Devido à imersão cultural, a descoberta de novas perspectivas.



2. Te fazem confiar mais em outros

Rodar o mundo aumenta a sua confiança na humanidade. Comprova que no mundo há muito bem, torna-se mais fácil confiarmos nas pessoas.



3. Melhoram a sua capacidade para resolver problemas

Um estudo realizado pelo “Journal of Personality and Social Psychology” descobriu que os estudantes que já viveram no exterior são 20% mais propensos a resolverem uma tarefa em um PC, do que aqueles que não viveram.

Por Quê? O simples fato de viver em outra cultura por um período de tempo abre sua mente e te ajuda a entender que uma coisa pode ter muitos significados diferentes.



4. Tornam-te mais humilde

Esse mesmo estudo também descobriu que as crianças que viajam para o exterior são mais humildes do que aquelas que não viajam.

“Como não ser humilde em um mundo gigantesco que sempre nos oferece espetáculos maravilhosos?”



5. Abrem a sua mente

Aproveitar uma viagem para experimentar coisas novas, nos predispõe também a tentarmos novas experiências em nossas vidas diárias.

Além disso, viajar, muitas vezes faz com que seus temores se dissipem e te torna uma pessoa muito mais corajosa.



6. Aumentam a clareza

Numerosos estudos mostram como a natureza pode melhorar sua memória.

A razão é óbvia: os sentidos se refrescam ao ar livre, de uma forma singular.

Um novo estudo publicado na revista Environmental Psychology descobriu que pessoas que simplesmente olhavam para uma imagem da natureza por apenas 40 segundos, melhoraram o foco e desempenho em suas próximas tarefas. Obviamente, o efeito é amplificado se você mergulhar na natureza.



7. Ajudam-te a reinventar-se

Viajar ajuda as pessoas a redescobrirem o sentido de suas vidas, embarcarem em um novo começo ou concentrarem-se em um propósito.

Viagens nos ajudam a vermos nossa vida a partir de uma distância, tanto física quanto metaforicamente. E quando você faz, é capaz de ver tudo muito mais claro.



8. Fazem-te mais feliz

Sejam férias, uma viagens ou um piqueniques, você relaxa e diminui o seu nível de estresse. Isso acontece mesmo antes de sair de casa, ou seja, podemos constatar que a felicidade se inicia desde quando reservamos a viagem.


9. Fazem-te trabalhar bem

Um estudo recente do “U.S. Travel Association”, constatou que os trabalhadores que desfrutam de todos os dias de suas férias têm 6,5% mais chances de conseguirem uma promoção no trabalho do que aqueles que ficam colados à suas mesas.

Desconectar é necessário precisa renovar-se.


10. Tornam-te mais paciente

Quantas vezes você fica com raiva porque o metrô/ônibus está atrasado? Normalmente, a espera testa nossa paciência, mas gerir nossas reações nesses casos é um bom treino para a resistência mental.

Lidar com atrasos, contratempos e culturas, enquanto viaja, faz-lhe um muito mais paciente e geralmente uma pessoa mais simpática. A paciência é virtude dos fortes.


11. Ajudam-te a superar uma perda

Quando perdemos algo (um trabalho, um relacionamento ou um ente querido), sentimos que perdemos parte de nós mesmos, parte da nossa alma.

Uma viagem pode te ajudar a restaurar o seu senso de “eu”, porque viajar não pode ser em piloto automático.


12. Fazem-te sentir-se vivo

Esse sentimento ao pouso do avião, de saber que você está indo experimentar coisas novas.

Respire profundamente pelo nariz o ar fresco e perceba que a vida é incrível e maravilhosa.

Então, o que você está esperando? É hora de embarcar!

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: La Mente es Maravillosa

Rir é ainda o melhor remédio

Artigo Anterior

5 dicas para atrair coisas boas

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.