Comportamento

Victoria’s Secret apresentou sua primeira modelo com síndrome de Down, Sofía Jirau. Quebram barreiras

Capa Victorias Secret apresentou sua primeira modelo com sindrome de Down Sofia Jirau. Quebram barreiras

A marca de lingeries está investindo para ter um casting de modelos mais diversificado.

Uma modelo está fazendo história, pois se tornou a primeira pessoa com síndrome de Down a posar para a Victoria’s Secret, conceituada marca de lingeries.

A modelo e ativista porto-riquenha Sofía Jirau, de 25 anos, anunciou que está participando da campanha da nova coleção de roupas íntimas com peças voltadas ​​para o conforto no dia a dia. A coleção irá se chamar “Love Cloud”, ou nuvem de amor, em português.

De acordo com o portal de notícias Daily Mail, Sofía chamou a atenção da indústria da moda quando estreou na passarela da Semana de Moda de Nova York, em fevereiro de 2020. Desde então, sua carreira vem ganhando força, pois sua participação no universo da moda só cresceu neste tempo de pandemia.

Sofía, que também criou a própria marca, a Alavett, disse que posar para a Victoria’s Secret é a realização de um sonho. Ela compartilhou a conquista em seu perfil no Instagram, no entanto algumas pessoas deixaram comentários por lá, falando sobre suas preocupações sobre a sexualização de uma pessoa com síndrome de Down.

2 Victorias Secret apresentou sua primeira modelo com sindrome de Down Sofia Jirau. Quebram barreiras

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @Sofíajirau

A “Love Cloud” é uma nova iniciativa da marca de lingeries, que vem tentando recuperar a credibilidade com uma série de iniciativas para maior inclusão, como seu primeiro sutiã de mastectomia, modelos racialmente diversos, promovendo roupas íntimas em diferentes tons de pele e a contratação da beleza transgênero Valentina Sampaio. A marca está passando por essa reestruturação depois de duras críticas sobre sua falta de diversidade quanto ao perfil das modelos e aos produtos.

A estrela de TV Jameela Jamil certa vez a chamou de empresa transfóbica e gordofóbica, pois de acordo com ela, a marca se propõe a excluir a maioria das mulheres, enquanto os números de venda diminuem e o fechamento de lojas e cancelamento de seu desfile anual foram duros golpes para a empresa.

Na foto em que Sofía anunciou sua participação na campanha, ela aparece em preto e branco, usando um sutiã da marca. Ela disse na legenda que estava muito grata por fazer parte daquele momento e estar na campanha de inclusão da marca. Agradeceu à Victoria’s Secret por tê-la “enxergado” como modelo e finalizou dizendo que não existem limitações, nem por dentro nem por fora. A modelo já tem mais de 167 mil seguidores apenas em seu Instagram.

Na época de sua grande estreia como modelo, na Fashion Week de Nova York, a modelo e designer escreveu em suas redes que estava orgulhosa de ser uma das poucas modelos com síndrome de Down no evento. Além de ser uma pessoa com deficiência, Sofía é de Porto Rico, ou seja, desfilar na capital da moda nos Estados Unidos é uma conquista e tanto. Ela trouxe um pouco mais de representatividade para as passarelas mais importantes do planeta, e esperava que essa mudança, sua presença, inspirasse outras pessoas com a síndrome a lutarem por seus objetivos.

3 Victorias Secret apresentou sua primeira modelo com sindrome de Down Sofia Jirau. Quebram barreiras

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @Sofíajirau

Uma nova fase para a marca

O lançamento da linha com que Sofía posou para a “Love Cloud” marca um novo momento para a Victoria’s Secret, quando a marca tenta sair da crise enfrentada nos últimos anos. Além de menor fluxo de capital, com menos vendas em lojas, a marca passou pelo julgamento do público por demorar tanto para se adequar aos desejos do mercado. Enquanto outras grifes tentavam trazer a representatividade aos poucos, a empresa seguiu firme estrelando suas campanhas apenas com mulheres dentro do padrão de beleza instituído, recusando-se a ter mais pessoas de cor, trans e com deficiência em seu casting, além de mais tipos de corpos, com modelos maiores.

0 %