A vida precisa de mudanças!

6min. de leitura

Para viver é preciso mudar!



A vida precisa de mudanças, o ciclo da vida precisa dessa dinâmica para que as coisas simplesmente fluam e evoluam, são essas modificações que nos permitem aprender coisas novas e encontrar novas formas de ver a nossa realidade, sem esses eventos estaríamos presos a uma sequência interminável de dias iguais e como já diria o ditado, ‘’quem faz sempre as mesmas coisas obtém sempre os mesmos resultados’’.

Mas se a ocorrência de mudanças é algo tão inevitável em nossa existência por que temos tanto medo delas? Bom, isso é bem simples de ser respondido, o cérebro humano é condicionado a percorrer sempre os mesmos “caminhos neuronais”, você já deve ter percebido isso indo para um lugar que frequenta regularmente, como seu trabalho ou local de estudos, você provavelmente percorre sempre o mesmo caminho sem ao menos se perguntar o motivo de fazer isso.

Esse processo é natural do nosso cérebro, ele busca sempre o que já é conhecido, e faz isso por diversos motivos, mas vou explicar os principais aqui, o primeiro é a simples economia de energia e maximização da eficiência, pense comigo como seria trabalhoso se todos os dias tudo fosse novo e tivéssemos que aprender tudo novamente, e quanto tempo perderíamos nesse processo diariamente. O segundo motivo é por segurança, se eu fiz algo uma vez e essa coisa funcionou, por que não repeti-la? O seu cérebro funciona exatamente assim, ao tomar uma decisão, uma informação de que é uma boa escolha é armazenada, e quanto mais você repetir essa ação e ela continuar funcionando, mais provável é que se torne algo natural e que fique “gravado” na sua mente.


O nosso cérebro entende esses eventos como “imprevisíveis”, ou seja, podem representar algum risco. Mas por mais que a maioria das mudanças em nossas vidas sejam imperceptíveis e não representem risco algum, nós temos o péssimo hábito de querer controlar todas as variáveis e prever os resultados e consequências de todas as ações, o que é literalmente impossível, e essa “falta de controle” é o que nos deixa tão angustiados perante a ideia de determinadas mudanças.

Como podemos melhorar isso e tornar a ideia de que mudar é preciso uma experiência mais tranquila? A primeira coisa é bem simples, é uma mera compreensão de realidade que pode ser explorada com um simples exercício, faça comigo a seguinte reflexão, quantas coisas você realmente controle na sua vida? Quando eu digo controle é literalmente controlar, todas as variáveis, de todas as formas. Não adianta nem pensar na sua TV ou outro eletrodoméstico, eles podem simplesmente parar de funcionar por diversos motivos e pronto, você não controlou isso. A realidade é que não controlamos nada que seja externo a nós, você controla sua mente se estiver disposto a isso e muito dificilmente vai conseguir fazer isso 100% do tempo. Então esse é o primeiro fato, não temos controle absoluto sobre nada, podemos e devemos planejar e projetar nosso futuro, mas é muita inocência achar que tudo vai sair sempre como queremos.

O segundo e ainda mais importante que o primeiro é um exercício social, quanto mais lidamos com as diferenças, mais lidamos com mudanças, e já diria outro ditado: “A prática leva a perfeição”. Então quanto mais você vive em um mundo fechado, em um círculo social limitado, só conversando com quem tem os mesmos pensamentos que você, ou as mesmas crenças e se recusando a ouvir outras pessoas e aprender com suas experiências, mais traumático será para você mudar. Eu digo isso porque o exercício de ouvir verdadeiramente pessoas com pontos de vista diferentes dos seus já te obriga a sair da sua zona de conforto e aprender novas coisas, isso automaticamente muda você, e por menores que sejam essas modificações diárias, elas se tornam um treino constante para o exercício das mudanças da vida.


Então para preservar sua saúde mental e a melhorar sua capacidade de adaptar-se às situações da sua vida, desvista-se de verdades absolutas e conceitos extremamente rígidos e se permita ser flexível, aprenda um pouco todos os dias com o que é diferente, compreenda que não existem fórmulas prontas para a felicidade, nem mesmo a sua, o que funciona para você pode não funcionar para o outro, dessa maneira se tornará a cada dia uma pessoa mais sábia e mais preparada para lidar com o amanhã.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.